A descoberta de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, no Canadá e nos Estados Unidos abriu as portas para amplos mercados de exportação (particularmente na Ásia) para a carne bovina da Austrália. De acordo com o Meat and Livestock Austrália (MLA), uma série de frigoríficos australianos voltarão a operar depois de muitos meses inativos.
“O rendimento dos estados do leste aumentou em 25%. Os preços crescentes dos novilhos se beneficiaram, aumentando consideravelmente com relação à semana anterior. Apesar do grande aumento no número de animais vendidos em leilões, os preços não caíram. A demanda nas próximas semanas deverá aumentar e poderá estar apta a absorver qualquer aumento adicional na oferta”.
Os novilhos de peso médio estão sendo muito procurados na Austrália atualmente com a maioria da procura vindo de propriedades de engorda para novilhos pesando entre 380 e 500 quilos, segundo o MLA. Alguns dos principais estabelecimentos de engorda estão objetivando capacidade total durante as próximas semanas e muitos deles estão atualmente em um processo de identificação das oportunidades futuras de exportação e habilidade de levar os pesos dos animais para mais de 650 quilos. O Estado de Queensland está comprando um número substancial de animais dos estados ao sul.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint