EUA: Rússia pode retomar importações de carne bovina
28 de março de 2007
MS estuda criação de vacinação oficial contra aftosa
28 de março de 2007

Austrália lança marca Halal de carnes no Oriente Médio

A Austrália lançou uma nova marca Halal de carnes vermelhas australianas para o Oriente Médio, que tem o objetivo de reforçar os estritos padrões de abate feito segundo os mandamentos islâmicos.

O Meat and Livestock Austrália (MLA) lançou uma nova marca Halal para carnes vermelhas australianas no Oriente Médio, que tem o objetivo de reforçar os estritos padrões Halal (abate feito segundo os mandamentos islâmicos) no país em um dos maiores mercados muçulmanos do mundo.

O gerente regional do MLA para o Oriente Médio e África, Ian Ross, disse que o desenvolvimento de uma nova marca australiana Halal é importante para reforçar a integridade dos sistemas de processamento de carne segundo as exigências islâmicas.

“A nova marca Halal, que aparecerá em embalagens de carnes no varejo e em pontos de vendas, é uma garantia da indústria de carnes vermelhas australiana de que a carne exportada vem de animais que foram abatidos de acordo com as estritas lei islâmicas (Shariah)”. Segundo ele, Austrália é o único país não muçulmano no mundo que apóia a integridade do abate Halal através de legislação do Governo. “Isso é algo que promoveremos fortemente no Oriente Médio”.

“A Austrália tem o mais forte sistema de processamento de carnes Halal do mundo e os consumidores muçulmanos precisam saber e, mais importante ainda, precisam confiar que as carnes de cordeiro, carneiro e bovina que estão comprando são Halal. Esperamos que este nível de confiança possa nos dar uma vantagem competitiva em mercados muçulmanos chaves como o Oriente Médio”.

O processo Halal na Austrália é regulamentado através do programa Abate Muçulmano do Governo Australiano, que é supervisionado por organizações islâmicas independentes. A certificação Halal é informada no rótulo dos produtos.

Em 2006, a Austrália exportou 43.071 toneladas de carne de carneiro (ovinos com idade acima de um ano), 17.685 toneladas de carne de cordeiro (ovinos com até um ano de idade) e 3.312 toneladas de carne bovina ao Oriente Médio, no valor de A$ 242 milhões (US$ 194,23 milhões). Com esses números, o interesse no mercado do Oriente Médio tem aumentado.

0 Comments

  1. Rada Saleh disse:

    Acredito que seja importante ressaltar que halal é uma palavra de origem árabe que significa permitido, autorizado/licito. No islã refere-se aos comportamentos, formas de vestir e de falar, alimentos que são permitidos pela religião, sendo o seu antônimo haram.

    O termo é habitualmente usado nos países não islâmicos para se referir aos alimentos autorizados/licitos de acordo com a lei islâmica (Sharia).

    Penso que seja uma excelente iniciativa por parte do “Meat and Livestock Australia – MLA”, voltada a atender as crescentes demandas e necessidades dos consumidores muçulmanos ao redor do planeta, uma vez que a religião islâmica é a que mais cresce no mundo atualmente, com uma taxa de crescimento ao redor 15% ao ano.

    Parabéns aos profissionais do MLA pela brilhante iniciativa.

    Atenciosamente,
    Rada Saleh