O governo da Austrália está lutando contra as alegações de que a carne australiana e a indústria rural do país poderiam se prejudicar pelas táticas de falsa rotulagem na Coréia do Sul. As alegações foram feitas pela oposição ao Ministério da Agricultura australiano, representada por Gavan O’Connor, que acusou o governo do país de não agir de forma suficiente para proteger os interesses dos produtores rurais australianos. Entretanto, o ministro da Agricultura em atividade, Ian Macfarlane, garantiu ao público do país que a indústria de carne bovina local não será prejudicada pela falsa rotulagem de carnes na Coréia do Sul.
“Esta prática é independente das rígidas regulamentações de rotulagem da Austrália. O Governo da Austrália lamenta esta prática e tem tomado medidas para garantir que nossa reputação como exportador de produtos de alta qualidade permaneça intacta”, disse Macfarlane.
O Serviço de Inspeção e Quarentena Australiano (Australian Quarantine and Inspection Service – AQIS) aprimorou a segurança de sua documentação de certificação de exportações em dezembro de 2002 quando introduziu um papel numerado individualmente de alta tecnologia, que quando copiado, mostra a palavra “cópia” em sua duplicata. “Esta nova documentação fornece proteção contra falsificação ou uso não autorizado da certificação governamental oficial de exportação”, disse ele.
Para fortalecer ainda mais a segurança da certificação, o AQIS juntamente com a Autoridade de Segurança Alimentar da Nova Zelândia, desenvolveu um novo sistema de certificação eletrônica conhecido como E-cert.
“O E-cert é um web site seguro que dá às autoridades de importação a capacidade de ver e processar certificados em tempo real. Ele fornece a transferência eletrônica segura de arquivos que diretamente atualiza os sistemas de gerenciamento das importações com dados do certificado de importação. Os pilotos do novo sistema E-cert começarão com exportações de carnes para Cingapura e Canadá em março deste ano”.
O E-cert eventualmente substituirá a maioria dos atuais papéis de certificação, dando à Austrália um dos mais modernos e seguros sistemas de certificação do mundo.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint