Os vencedores demonstraram um amplo espectro de sistemas de produção agora empregados para produzir marcas de carne bovina premium na Austrália: a CAAB nesse caro era de animais alimentados por 150 dias com grãos, enquanto a Manning Valley Naturally celebra suas origens de animais criados a pasto, confiando totalmente na característica de “natural” como um atributo importante da marca.
Um veterano de 16 anos de experiência com uma excelente reputação e um recém-chegado ainda encontram seu lugar no mercado de carne bovina de marca na Austrália, dividindo os principais prêmios no “Royal Melbourne Fine Food Awards” anunciados nessa semana. Em uma das maiores competições de carne bovina e de cordeiro de marcas na Austrália, as Medalhas de Ouro foram dadas à Carne Bovina Australiana Certificada Angus (CAAB), da T&R Murray Bridge, e para a marca Manning Valley Naturally, da Wingham Beef Exports.
Os vencedores demonstraram um amplo espectro de sistemas de produção agora empregados para produzir marcas de carne bovina premium na Austrália: a CAAB nesse caro era de animais alimentados por 150 dias com grãos, enquanto a Manning Valley Naturally celebra suas origens de animais criados a pasto, confiando totalmente na característica de “natural” como um atributo importante da marca.
Os resultados da premiação em Melbourne claramente mostraram que os produtores para todos os tipos de paladares de marcas de carne bovina podem ter apelo junto aos juízes, ao invés de somente aqueles com alto marmoreio. Os vencedores de medalhas vieram de quatro Estados.
A marca Manning Valley Naturally, lançada ano passado, é produzida na planta da Wingham Beef Exports de New South Wales e foi uma das últimas a se juntar à tendência de carne bovina “natural” da Austrália. A marca tem uma identidade específica da região desenvolvida pelo Greater Taree City Council como uma iniciativa de marketing designada a mostrar a abundância de produtos de alta qualidade da região. O nome é usado para carne bovina, sob um acordo de licença, pela Wingham Beef Exports.
O gerente geral da Wingham, Grant Coleman, disse que a região de Manning Valley e os distritos ao redor localizados entre a Mid North Coast, Lower Hunter e Tablelands, é uma região de pasto altamente produzida, com alta proporção de gado de raças britânicas, tornando-a o local ideal para iniciativas de marcas de qualidade direcionadas pelo Meat Standards Australia (MSA).
O programa da marca obtém o melhor da produção da planta, buscando animais criados a pasto com dente de leite e dois dentes, sem hormônios promotores de crescimento, principalmente de origem britânica. O programa é dividido nas categorias 1-3 dentro do sistema de classificação de carcaças do MAS denominado Boning Groups, visando restaurantes e açougues de alto nível, e categorias de 4-10 no mesmo sistema de classificação para os demais mercados.
Como o rebanho de corte menor são uma característica comum na área do Manning River Valley, o programa atenderá um alcance relativamente amplo de pesos de carcaças, de 180 quilos a 350 quilos. O amplo alcance de tamanhos de corte tenderá a ver os açougues comprando carcaças mais leves para obter mais porções de tamanho manejável, e os serviços alimentícios comprando as carcaças maiores. A marca é comercializada através do braço atacadista doméstico da Nippon Meat Packers, o Beef Producers Australia.
Já para a outra marca vencedora de medalha de ouro, a CAAB da Melbourne Fine Foods, esse resultado se soma a uma longa lista de prêmios acumulados ao longo dos 16 anos do programa. Como a maior marca comercial da Austrália, a CAAB tem crescido com relação ao humilde começo em 1996 para se tornar a maior e comprovadamente uma das marcas mais bem sucedidas do país.
Alem do vencedor de medalha de ouro pelo processador licenciado de CAAB, o abatedouro Murray Bridge, do T&R Pastoral, em South Australia, que produz Angus Pure, ganhou medalha de prata, enquanto uma amostra de CAAB de outro processador licenciado, a planta de Wagga do Teys Australia, ganhou medalha de bronze.
O prêmio usa o sistema de “vinho” de julgamento, onde as medalhas são dadas pelos pontos obtidos, ao invés de simplesmente primeiro, segundo e terceiro lugares. Isso significa que mais de um concorrente pode ganhar a mesma medalha. Conduzido pela Royal Agricultural Society de Victoria, a celebração anual de alimentos finos no país é feita em dois dias no Melbourne Showgrounds. Juízes importantes foram recrutados dos setores de hospitalidade e processamento de carne.
Ganhar uma medalha nesse prêmio é um reconhecimento de excelência e os produtos vencedores de medalhas são uma ferramenta de marketing valiosas aos vencedores. Os vencedores de medalha de ouro podem ganhar o Champion Trophies, que será apresentado em 23 de setembro durante o 2012 Royal Melbourne Show.
Cinco de seis vencedores de medalhas de ouro e prata nesse ano tinham programas específicos de Angus ou altamente influenciados por genética Angus.
A reportagem é do www.beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.