Mapa: UE irá exigir identificação individual
9 de junho de 2005
A pecuária e o pecuarista
13 de junho de 2005

Austrália: melhor desempenho financeiro dos produtores

Um novo relatório mostrou que o desempenho financeiro das fazendas de produção de carne bovina da Austrália melhorou no ano passado.

A indústria contou com o apoio das fortes exportações ao Japão e à Coréia, com os produtores australianos ocupando o espaço deixado pela carne bovina dos Estados Unidos, proibida nestes mercados devido à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

A Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics – ABARE) disse que a seca aumentou o número de bovinos abatidos no ano passado. O maior abate de bovinos, combinado com os maiores preços direcionados principalmente pelas fortes condições de exportação, serviram de base para a forte performance financeira da indústria do país.

“À medida que a seca aumentou no leste e sul da Austrália, o abate de bovinos dos últimos meses levou a maiores receitas para as fazendas”, disse o diretor executivo da ABARE, Stephen Beare. “Entretanto, isso também significa que não haverá aumento no rebanho nacional em 2004/05”.

O rendimento médio das fazendas especializadas na produção de carne bovina foi de A$ 72,6 mil (US$ 55,52 mil) em 2003/04, disse a ABARE, e melhorará substancialmente no atual ano fiscal.

“Em combinação com os maiores preços dos bovinos em 2004 e os menores custos devido à queda nas compras de bovinos para números recordes em 2003/04, a previsão é que o rendimento das fazendas aumente para cerca de A$ 101 mil (US$ 77,24 mil), bem acima da média de longo prazo”, informou o relatório.

Beare disse que o desempenho de mercado e as condições climáticas influenciaram a indústria de carne bovina da Austrália nos últimos anos. Os fortes preços dos bovinos e os aumentos de produtividade nas fazendas levaram a uma tendência de alta nos rendimentos dos produtores desde o final da década de noventa, particularmente no norte do país.

“Este período prolongado de maior rendimento nas fazendas resultou em um grande aumento no número de produtores de carne bovina adquirindo terras adicionais e um forte aumento nos preços das terras. Entretanto, a seca fez com que esse aumento chegasse ao fim no sul da Austrália em 2003/04”.

Fonte: TheAge.com.au, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.