EUA: tendência de consumo mostra que promoção de carne bovina está no caminho certo
17 de outubro de 2002
Veto à carne paraguaia continua
21 de outubro de 2002

Austrália: Novo sistema de alocação de cotas divide exportadores

A indústria exportadora de carne bovina da Austrália tem opiniões divididas sobre as novas regulamentações para a alocação das cotas de exportação de carne bovina aos Estados Unidos, anunciadas pelo governo da Austrália.

O Conselho de Exportação da Associação Nacional de Carnes da Austrália disse que as novas regras referentes à alocação das cotas de exportação de carne bovina aos EUA são justas e criam um ambiente onde os proprietários de abatedouros da Austrália têm a oportunidade de competir contra as grandes companhias estrangeiras.

No entanto, as principais entidades da indústria de carne bovina da Austrália – o Conselho de Carnes da Austrália (AMC), a Associação Australiana de Criadores de Gado de Corte (ALFA) e o Conselho Pecuário da Austrália (CCA) – criticaram o esquema.

Na sexta-feira passada, o ministro da Agricultura da Austrália, Warren Truss, anunciou que o governo decidiu por um esquema de 80% EUA/20% global (incluindo EUA), baseado nas médias das exportações de 2001 e 2002. Isto permitirá que os exportadores exportem aos EUA um máximo de 80% da média de suas exportações feitas aos EUA nos últimos dois anos, mais 20% do restante da cota baseado nas médias das exportações globais dos dois últimos anos.

O sistema de alocação que tem o objetivo de dividir a cota de 378,214 mil toneladas por ano que a Austrália tem para exportar aos EUA livre de tarifas entre os exportadores de carne australianos foi gerado pela contração do mercado japonês, causado pela rejeição dos consumidores deste país à carne bovina devido ao surgimento de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) em rebanhos japoneses em 2001. Isto tem causado um desvio das exportações de carne bovina da Austrália aos EUA, garantindo que a Austrália cobrirá toda a sua cota de exportação ao país norte-americano bem antes do final do ano.

Os integrantes da indústria de carne bovina da Austrália vêm divergindo muito sobre as diferentes formas possíveis para que a lucrativa cota de exportação aos EUA seja aproveitada. Exportadores com fortes vendas aos EUA querem alocações da cota baseadas principalmente nas vendas existentes, enquanto outros exportadores querem que a alocação seja baseada mais nos dados de vendas globais.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.