O consumidor é o rei; ignore-o e corra seu próprio risco. Foi o que afirmou o especialista em marketing internacional de alimentos, David Hughes. Segundo ele, o conhecimento do consumidor é vital para a sustentabilidade de qualquer indústria em longo prazo, especialmente da indústria de carnes vermelhas.
“Se a indústria de carnes vermelhas da Austrália quer manter o nível de confiança que os consumidores têm atualmente, precisa agir de acordo com as demandas de qualidade e segurança alimentar dos consumidores. Os produtores precisam se conscientizar que estão produzindo alimentos, e não somente vendendo gado”, disse Hughes.
“Várias lições podem ser aprendidas com as experiências da doença da ‘vaca louca’ (Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB) em outros países. Uma das principais é ouvir as preocupações dos consumidores com relação à segurança alimentar. Nós temos que assegurar que esquemas de garantia de qualidade estejam em funcionamento, com amplos sistemas de rastreabilidade e completa transparência – cada vez mais estamos vendo que os consumidores demandam estas garantias”.
Hughes, que é professor de marketing dos alimentos do Imperial College, em Londres (Reino Unido), estará apresentando as tendências globais no setor de alimentos e como isso gera impacto na indústria de carnes vermelhas da Austrália. O tema de sua palestra será “Propriedade, Pessoas e Lucros – agora ou nunca”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint
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Em Agosto de 2003, durante o Congresso Internacional de Tecnologia e Ciência da Carne a pesquisadora de renome e professora da Universidade do Texas Rhonda Miller proferiu uma palestra cujo tema foi “Avaliando as preferências e atitudes do Consumidor em relação à carne e seus subprodutos” e a mesma frase foi comentada por ela: “O consumidor é rei”!
É importante sim, avaliar o que o consumidor quer! Concordo plenamente com esses pesquisadores e um de nossos papéis como tal, é buscar metodologias e ferramentas para entender e avaliar essas preferências. Por outro lado, a tarefa da indústria é produzir aquilo que o consumidor necessita, adequando à produção de carne às preferências dos consumidores, sem deixar de lado a garantia do profudo final. Além disso, o produtor deve fazer sua parte, fornecendo à indústria animais de qualidade, com acabamento.
Dessa forma, poderemos fortalecer a posição do Brasil no mercado mundial de carnes, já que essa posição ainda não está consolidada.
Abraços,