A questão é muito simples: coma carne e prospere
7 de dezembro de 2012
Mercado físico do boi gordo – 07-12-2012
10 de dezembro de 2012

Austrália: paratuberculose afeta rebanho no país, impedindo abate de animais

Os produtores com animais afetados e controlados pelo Biosecurity Queensland podem pedir suporte do Pacote de Assistência Financeira e Não Financeira Nacional para a doença de Johne.

A Animal Health Australia (AHA) disse que levará pelo menos quatro meses para rastrear e testar todas as propriedades que receberam animais da região de Rockhampton, centro de onde ocorreu o surto de paratuberculose ou doença de Johne. Cada propriedade que recebeu gado do rebanho infectado deverá ser avaliado, disse a AHA.

“O objetivo é conduzir essas avaliações de risco para a doença de Johne e fazer amostragens e testes para resolver o status do rebanho para a doença o mais rápido possível. Isso deverá levar pelo menos quatro meses”. A AHA também reiterou seu conselho de que era mais importante que os produtores não vendessem nenhum de seus animais potencialmente afetados, pois isso iria aumentar ainda mais o tempo para resolver o status da propriedade.

Os produtores com animais afetados e controlados pelo Biosecurity Queensland podem pedir suporte do Pacote de Assistência Financeira e Não Financeira Nacional para a doença de Johne. “O impacto financeiro e social para estes produtores destacam a importância de obterem informações sobre a doença de Johne antes de tomar qualquer ação – produtores afetados podem requerer serviços dos conselheiros da doença”, disse a AHA.

Pelo Plano Estratégico Nacional para Doenca de Johne, que entrou em efeito em julho deste ano, Queensland permanece uma Zona Protegida e medidas de regulamentação estão ativas para proteger todas as espécies susceptíveis, com controle e/ou erradicação quando a doença de Johne é detectada.

A AHA disse que a doença normalmente chega de animais infectados que são transportados. “Isto é, essa é a principal forma de disseminação entre fazendas e regiões pelo movimento do gado. A melhor forma dos produtores prevenirem que a doença infecte seus animais é obter gado somente de fornecedores confiáveis e fazer avaliações de risco antes de comprar, incluindo a insistência na Declaração Nacional de Saúde do Gado”.

A reportagem é do Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.