A agência científica do governo, a Commonwealth Scientific and Research Organization, também investigará o suprimento disponível na Murray Darling Basin, que abrange 1/7 do continente e responde por cerca de 40% da produtividade e renda agrícola australiana.
O governo australiano anunciou o aumento do socorro aos pequenos produtores rurais enquanto um renomado conselheiro advertiu que o país enfrenta a pior seca em mil anos.
Uma força-tarefa de alto nível vai preparar um plano de contingência para os suprimentos urbanos de água se a seca continuar em 2007/08. A agência científica do governo, a Commonwealth Scientific and Research Organization, também investigará o suprimento disponível na Murray Darling Basin, que abrange 1/7 do continente e responde por cerca de 40% da produtividade e renda agrícola australiana.
Incluindo os US$ 162,26 milhões anunciados hoje de ajuda aos pequenos negócios agrícolas, o governo australiano já alocou neste ano mais de US$ 1,45 bilhão de socorro aos atingidos pela seca. Mais de 50% da área agrícola do país foi declarada sob seca, e a previsão oficial é de que essas condições climáticas extremas vão reduzir em 0,7% pontos porcentuais o PIB do país em 2006. A notícia é do Estadão/Agronegócios com informações da Dow Jones.