A Índia emergiu como uma surpresa no mercado de carne bovina num momento em que sua população muçulmana tenta lucrar com a demanda crescente por carne dos mercados sensíveis a preços da Ásia e Oriente Médio. Neste mês, o principal indicador de preços de carne bovina da Austrália atingiu seu menor nível desde 2010, abaixo de 350 cents por quilo, com base no peso da carcaça.
Os pecuaristas da Austrália estão perdendo participação no mercado para a Índia e analistas prevêem que o país asiático vai passar do terceiro lugar do ranking mundial para se tornar o maior exportador devido aos preços competitivos dos seus produtos.
Segundo dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália, as exportações de carne bovina e vitela para a Ásia caíram 8,4% durante o acumulado de nove meses de 2012 ante o mesmo período do ano anterior, para 419.303 toneladas de carne desossada.
Embarques para a Coreia do Sul, segundo maior mercado da Austrália, caíram cerca de um quarto, para 82.202 toneladas, enquanto as exportações para a Indonésia recuaram mais de 30%, segundo o relatório mensal de exportações do governo australiano. A queda de demanda pressionou os preços no país. Neste mês, o principal indicador de preços de carne bovina da Austrália atingiu seu menor nível desde 2010, abaixo de 350 cents por quilo, com base no peso da carcaça.
O analista de agricultura do Banco Nacional da Austrália, Michael Creed, disse que os pecuaristas do país estão perdendo seus mercados tradicionais de exportação, pois o dólar australiano valorizado prejudica a competitividade com o volume crescente de produto barato da Índia, cuja moeda está bem mais desvalorizada em relação a outras na comparação anual e onde os custos de produção são muito mais baixos.
A Índia emergiu como uma surpresa no mercado de carne bovina num momento em que sua população muçulmana tenta lucrar com a demanda crescente por carne dos mercados sensíveis a preços da Ásia e Oriente Médio.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, por sua sigla em inglês) estima que as vendas externas da Índia vão aumentar 29%, para recordes 2,16 milhões de toneladas em 2013, representando quase um quarto do comércio mundial e ultrapassando outros tradicionais exportadores como o Brasil e os Estados Unidos. No ano passado, a Índia superou os EUA como terceiro maior exportador, enquanto a Austrália superou o Brasil para ficar em primeiro lugar.
Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.