Mercado Físico da Vaca – 12/11/10
12 de novembro de 2010
Mercados Futuros – 16/11/10
17 de novembro de 2010

Austrália: produção de carne bovina recua em setembro

A produção de carne bovina e de vitelo da Austrália totalizou 170.912 toneladas em setembro, 7% a menos que no ano anterior. O clima muito úmido nos estados do leste do país nesse ano restringiu as ofertas e aumentou a competição por animais jovens - com os criadores demandando grandes números por causa da boa estação.

A produção de carne bovina e de vitelo da Austrália totalizou 170.912 toneladas em setembro, 7% a menos que no ano anterior. O clima muito úmido nos estados do leste do país nesse ano restringiu as ofertas e aumentou a competição por animais jovens – com os criadores demandando grandes números por causa da boa estação.

A menor oferta de gado e carne bovina durante setembro foi particularmente evidente em Queensland, tanto os abates como a produção caindo em 13% com relação ao ano anterior, para 268.000 cabeças e 78.859 toneladas, respectivamente. As chuvas foram especialmente fortes na região central de Queensland, com algumas regiões recebendo as maiores chuvas já registradas em setembro. Várias vendas foram canceladas durante o mês, com as chuvas impedindo que os animais fossem inspecionados e transportados.

A produção também declinou em New South Wales no mês, caindo em 2% com relação ao ano anterior, para 41.333 toneladas, com as fortes chuvas e a forte demanda influenciando na produção. Em contraste, a produção aumentou em 3% em Victoria (28.962 toneladas) e South Australia (8.578 toneladas).

A produção durante setembro aumentou em 5% em Western Australia, para 10.296 toneladas, à medida que a seca continuou aumentando as taxas de abates. A produção declinou em 16% na Tasmânia, para 2.884 toneladas.

De janeiro a setembro, a produção nacional de carne bovina e de vitelo foi 1,4% menor do que no mesmo período de 2009, de 1,6 milhão de toneladas, com 4% de declínio nos abates de adultos parcialmente compensando os maiores pesos médios das carcaças. Apesar das ofertas de gado terem aumentado em outubro e começo de novembro, as previsões de fortes chuvas antecipam um impacto nas ofertas durante o final do ano.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.