A produção de carne bovina e de vitelo da Austrália caiu durante o mês de outubro, à medida que a menor oferta de bovinos. A produção total de carne bovina em outubro na Austrália caiu em 14% com relação ao ano anterior, com os abates de machos e de fêmeas adultos caindo em 11% e 21%, respectivamente, segundo dados do Australian Bureau of Statistics.
A produção de carne bovina e de vitelo da Austrália caiu durante o mês de outubro, à medida que a menor oferta de bovinos e os menores turnos impostos por processadores, focados em Queensland, começaram a influenciar nos abates de bovinos adultos. A produção total de carne bovina em outubro na Austrália caiu em 14% com relação ao ano anterior, com os abates de machos e de fêmeas adultos caindo em 11% e 21%, respectivamente, segundo dados do Australian Bureau of Statistics.
Embora o declínio com relação ao ano anterior na produção de carne bovina e de vitelo em outubro tenha sido acentuado pela produção recorde em 2008 (213.827 toneladas), ainda esteve 5% menor do que a média dos últimos cinco anos. Outubro é um mês de produção tradicionalmente alta de carne bovina e de vitelo na Austrália, junto com novembro, à medida que os produtores abatem os animais em preparação para o verão. De janeiro a outubro, a produção total de carne bovina da Austrália caiu em 2% com relação ao ano anterior, para 1,8 milhão de toneladas.
Em Queensland, a oferta de bovinos se tornou cada vez mais escassa em outubro, com muitos produtores optando por reduzir os abates, apesar das condições sazonais ruins durante o mês. Além da menor oferta de gado em condições de abate, os menores preços influenciaram, com condições comerciais de exportações muito difíceis, à medida que o dólar australiano ficou em mais de US$ 0,90.
Os abates de machos em Queensland em outubro declinaram em 15% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 204.000 cabeças, enquanto os números de fêmeas caíram em 13%, para 105.000 cabeças. Com a escassez geral de bovinos em Queensland e os processadores mantendo turnos menores durante os dois meses finais de 2009, a produção total de carne bovina em Queensland deverá cair em 5-8% com relação ao ano anterior, após ter aumentado em 2% em agosto.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.