Os produtores de carne bovina da Austrália ganharam uma nova ferramenta de seleção de marmorização com a divulgação de mais dois marcadores adicionais do gene da marmorização no DNA. Esses dois marcadores foram adicionados ao atual teste existente, o GeneSTAR Marbling, que está disponível desde 2000. O novo teste tem sido divulgado como GeneSTAR Feedlot.
Estes três testes de marcadores foram lançados pela companhia de Brisbane, Genetic Solutions, que foi a primeira a lançar um teste de DNA para a produção, o GeneSTAR Marbling, e também a primeira companhia do mundo a lançar um teste de múltiplos marcadores para uma única característica no GeneSTAR tenderness 2.
Os dois marcadores adicionais aumentam a capacidade de selecionar para marmorização usando um teste de DNA. O consumo do primeiro marcados, o GeneSTAR Marbling continua aumentando. Muitos produtores, embora conscientes sobre o papel da tecnologia do DNA no futuro, estavam esperando por marcadores adicionais antes de utilizar a técnica.
Estes três testes genéticos aumentam a capacidade dos produtores de bovinos e dos donos de estabelecimentos de engorda de prever o valor genético de seus animais.
O diretor do Meat and Livestock Australia (MLA) e gerente geral da Rockdale Beef, Paul Troja, ficou satisfeito com o novo GeneSTAR teste e disse que esta será uma grande ferramenta para companhias que exportam para mercados de alto valor para a carne bovina australiana, como o Japão.
“A identificação de novos marcadores de genes tiram o trabalho de adivinhação na compra de touros. Ela aumenta nossa capacidade de escolher animais com alto potencial genético para a característica de marmorização. O teste de DNA nos coloca em uma posição melhor para nos adequar às severas demandas de nossos clientes, particularmente do Japão, para carne bovina com alto escore de marmorização. Nós estamos sempre buscando formas de produzir uma carne bovina mais saborosa e com maior valor para melhor abastecer nossos mercados”.
O gerente de marketing e vendas da Genetic Solutions, Jason Strong, disse que a comercialização dos novos testes genéticos para marmorização fornecerá benefícios reais para o setor de carne bovina da Austrália.
Usado como uma ferramenta de seleção nos estabelecimentos de engorda ou antes de entrar neles, as decisões sobre alimentação e abate dos animais podem ser feitas com certeza, levando a uma maior adaptação. Isso também pode significar redução de custos por menos dias na engorda para adequar às especificações de marmorização.
Cinco marcadores de genes estão agora sendo comercialziados pela Genetic Solutions para uso industrial. Três desses marcadores resultaram de pesquisa conjunta do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO)/Beef CRC. Esses testes GeneSTAR incluem marcadores para marmorização e maciez da carne.
Fonte: Genetic Solutions, adaptado por Equipe BeefPoint