Mercados Futuros – 10/03/08
10 de março de 2008
Mercado segue firme, oferta ainda está reduzida
12 de março de 2008

Austrália: produtores podem acessar dados pelo celular

O sistema de rastreabilidade de bovinos da Austrália, Sistema Nacional de Identificação Animal (National Livestock Identification System - NLIS), agora se tornou móvel, com os pecuaristas podendo acessar a base de dados do NLIS sem precisar usar um computador. Um novo mecanismo chamado NLIS Express foi desenvolvido pelo Meat and Livestock Australia (MLA) e permite que os produtores contatem a base de dados do NLIS usando nada menos do que um leitor de identificadores Bluetooth do NLIS e um telefone celular.

O sistema de rastreabilidade de bovinos da Austrália, Sistema Nacional de Identificação Animal (National Livestock Identification System – NLIS), agora se tornou móvel, com os pecuaristas podendo acessar a base de dados do NLIS sem precisar usar um computador.

Um novo mecanismo chamado NLIS Express foi desenvolvido pelo Meat and Livestock Australia (MLA) e permite que os produtores contatem a base de dados do NLIS usando nada menos do que um leitor de identificadores Bluetooth do NLIS e um telefone celular.

O NLIS Express foi lançado semana passada e foi designado para rodar em uma nova rede Next-G Telstra (rede de telefonia móvel australiana). O NLIS Express é livre de tarifas e pode ser baixado por telefones celulares compatíveis com a Next-G.

O gerente do NLIS, Aaron Tori, disse que o NLIS Express leva a acessibilidade da base de dados do programa para um novo nível. “O NLIS Express fornece uma forma rápida, efetiva e econômica para os produtores fazerem as transferências de dados dos animais da propriedade eletronicamente sem usar um computador ou o envio de fax ao helpdesk do NLIS”.

O NLIS Express permite que os produtores acessem seus leitores de identificadores do NLIS e a base de dados do sistema. Através dele, os usuários terão capacidade de adicionar, remover, fazer download e apagar identificadores em seus leitores bem como ser capazes de mandar perguntas, relatórios de movimentos e transferência de propriedades à base de dados do NLIS.

Sobre o NLIS

O NLIS usa dispositivos de Identificação por Radiofreqüência (RFID) para identificar os bovinos. Esses dispositivos são na forma de brincos ou uma combinação de bólus ruminal e brinco. Os animais são identificados com os dispositivos do NLIS somente uma vez em suas vidas, a menos que esses dispositivos sejam desconectados. Neste caso, se o número original for conhecido, é feita uma substituição e o novo dispositivo é ligado à base de dados do NLIS, para manter a rastreabilidade em toda a vida.

O dispositivo do NLIS pode ser lido eletronicamente à medida que se move através da cadeia de produção. Essas informações comerciais são armazenadas em uma base de dados central do NLIS. É, então, estabelecido um registro dos locais por onde o animal passou e as informações de todos os animais que interagiram com ele. O NLIS se tornou obrigatório na Austrália em 2005.

0 Comments

  1. Ricardo Cauduro disse:

    Parabens ao “SISBOV” australiano!

  2. Jaqueline Casale disse:

    Torcemos para que cheguemos um dia perto das tecnologias australianas!