Levar o MSA aos mercados internacionais é uma resposta óbvia ao crescimento futuro contínuo do programa. Embora uma série de marcas vendidas no exterior sejam apoiadas pelo MSA, esse aspecto não está sendo muito explorado atualmente.
O Meat Standards Australia (MSA), programa de qualidade de carne do Meat and Livestock Australia (MLA) alcançou a marca de 2 milhões de cabeças classificadas para o ano financeiro de 2011-12, segundo dados divulgados recentemente. Impulsionado principalmente pela adoção da classificação do MSA pelo maior grupo de supermercados da Austrália, o Woolworths, o MSA registrou um crescimento de 43% nos números para o ano fiscal, terminando com 2,0685 milhões de cabeças. Os números absolutos de classificação foram de 646.184 cabeças na Austrália no ano anterior.
O resultado é ainda mais encorajador, considerando que as mais de 8000 cabeças por semana abatidas pelo Woolworths foram incluídas somente nos últimos oito meses do ano financeiro, em novembro passado. Isso significa que no atual ano fiscal, provavelmente terão cerca de 200.000 cabeças a mais somente do Woolworths.
Como mostra o gráfico, o rápido ritmo de adoção do MSA não parece estar dando sinais de desaceleração e, na verdade, está aumentando. Isso é ilustrado pelo fato de o MSA ter celebrado o marco de um milhão de carcaças classificadas há somente três anos, em 2009. Embora a adoção do MSA pelo Woolworths através de seus próprios canais de distribuição seja um fator importante por trás do crescimento do MSA em 2011-12, o Beef Central identificou outros fatores:
– A existência de processadores licenciados pelo MSA aumentando a produção para fornecer ao Woolworths carne dentro do programa, suplementando sua própria oferta;
– Adoção por novas plantas, como os abatedouros de Wingham e Oakey, da Nippon Meat Packers. Embora essa empresa tenha classificado alguns animais alimetados com grãos há alguns anos, a Oakey começou a classificar pelo MSA carne de animais criados a pasto no começo desse ano e, agora, representa 500-600 cabeças semanalmente;
– a planta de exportação da Stanbroke Beef, de Grantham em Queensland, que abandonou o MSA por um período, mas reentrou no programa no último ano financeiro;
– Maior crescimento nos números de animais classificados pelo programa nos processadores que já participavam do mesmo, incluindo grandes plantas operadas por Teys Australia e JBS Australia.
– Processadores dedicados que fornecem à redes Coles do norte, sul e oeste da Austrália;
– Crescimento no entendimento do MSA entre os grandes varejistas de segunda ordem, como Aldi, Costco e IGA.
O gerente de operações do MSA, Michael Crowley, disse que foi uma combinação de crescimento nas cadeias existentes de fornecimento, bem como uma maior participação por supermercados nacionais que realmente direcionaram o grande aumento nos números de animais classificados para o último ano fiscal.
Além disso, esses grupos de supermercados menores também aderiram ao MSA. A rede Aldi, por exemplo, agora tem um programa de marca de carne de animais a pasto apoiado pelo MSA chamado Highland Park, que aparece em todas as lojas. A marca ganhou medalha de prata na competição Melbourne Fine Food Awards.
Outros varejistas, como Costco, vários grupos IGA e a rede Drake’s na Austrália do Sul, estão apoiando sua oferta de carne bovina com MSA. Crowley disse que os açougues que se aliaram ao MSA também aumentaram em número.
“Ainda temos uma forma de seguir em termos de participação absoluta a nível de açougues independentes. Porém, não há dúvida de que o MSA está sendo utilizado bastante nos bastidores, embora nem sempre esse chegue aos consumidores. É que alguns desses varejistas independentes estão buscando um ponte de diferença com relação aos supermercados e se posicionando usando marcas próprias (a maioria delas apoiadas pelo MSA) ao invés da identidade do MSA em si”.
Crowley disse que as previsões feitas anteriormente eram de que haveria uma pequena desaceleração, mas isso não ocorreu. “Em algum momento, poderemos alcançar um estágio onde o mercado doméstico poderá ter dificuldade em enfrentar tanto produto MSA, atualmente, não estamos vendo as diferenças de preços entre os produtos MSA e não MSA caírem, que seria um indicador disso. O ponto interessante, é que a demanda por gado MSA nunca esteve maior”.
“Claro que ela flutua durante o ano e em diferentes regiões, mas os prêmios para o MSA aumentaram, à medida que a demanda por gado aumentou. E os prêmios aos usuários finais permanecem relativamente similares aos vistos nos anos anteriores”.
“Isso sugere que dentro da cadeia de fornecimento, os processadores estão pagando mais pelo gado MSA, mas, em troca, obtendo mais pelo produto. Isso parece estar cada vez mais disseminado na cadeia de fornecimento. Uma carcaça média MSA com peso de cerca de 275 quilos tem um prêmio de cerca de A$ 50 (US$ 52,40) por cabeça. Se você tirar 12% da carcaça que realmente é embalada como MSA (representando somente os quatro principais cortes para assados, mas obviamente incluindo outros nas mesmas carcaças), isso acaba sendo uma quantidade muito similar para cada parte da cadeia de fornecimento”.
Levar o MSA aos mercados internacionais é uma resposta óbvia ao crescimento futuro contínuo do programa. Embora uma série de marcas vendidas no exterior sejam apoiadas pelo MSA, esse aspecto não está sendo muito explorado atualmente. Crowley disse que embora isso seja ainda bastante sazonal, os cortes de músculos que não são os quatro principais cortes estão sendo vistos em volumes maiores no mercado trazendo a identidade do MSA.
Outro ponto significante no recente crescimento no número de animais classificados é que a tendência não é devido aos animais mais velhos estarem sendo direcionados ao MSA, embora de terem sido desenvolvidas padrões para cortes limitados de animais mais velhos. A grande maioria ainda é de animais jovens, mostraram as estatísticas. Embora dados de dentição não sejam coletados pelo MSA, a maioria dos animais classificados tinha um escore de ossificação de 200 ou menos, significando que eles tinham possivelmente um máximo de 20-24 meses ao abate. Dito isso, algumas redes estão comprando gado MSA de quatro dentes, mas com preços em desconto para gados de 0-2 dentes.
Em 30/07/12 – 0,95365 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do www.beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Conheça em detalhes o MSA aqui:
Meat Standards Australia: sistema de predição de qualidade da carne