EUA: Maior cachorro-quente do mundo para comemorar o Mês Nacional do Cachorro-Quente
22 de julho de 2003
Uruguai compra terneiros gaúchos
24 de julho de 2003

Austrália protesta contra tarifa de importação de carne bovina do Japão

Um corte de carne bovina substituirá o sol nascente na bandeira do Japão em uma nova campanha publicitária criada pelo Conselho Pecuário Australiano (Australian Cattle Council – ACC), designada a protestar contra o aumento de tarifas para importação de carne bovina australiana. E ao mesmo tempo promover a carne australiana.

O Japão deverá aumentar as tarifas de importação de carne bovina de 38,5% para 50%, a partir de primeiro de agosto, como parte de uma medida de “proteção” instaurada para deter o rápido aumento das importações de carne bovina pelo país asiático.

O aumento desta tarifa custará cerca de US$ 53,1 milhões por ano aos produtores de carne da Austrália, de acordo com o ACC.

A campanha publicitária australiana mostra um medalhão de carne em um prato branco de sushi, imitando a bandeira do Japão, com as palavras: “Por que o Japão impôs uma tarifa de 50% à nossa carne bovina? Porque ela é a melhor do mundo”.


O grande aumento nas importações de carne bovina pelo Japão ocorreu após uma queda no consumo deste produto no país, relacionada ao surgimento da doença da “vaca louca” (encefalopatia espongiforme bovina – EEB) em rebanhos japoneses em 2001.

Os Estados Unidos também estarão enfrentando este aumento de tarifas no Japão, além de uma possível barreira japonesa a seus produtos devido ao surgimento de um caso de EEB no Canadá no final de maio.

Fonte: Meatingplace.com (por Eric Hanson), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.