Produtores da Irlanda do Norte fazem competição de bifes
8 de abril de 2003
Pecuária brasileira avança na busca da qualidade
10 de abril de 2003

Austrália: queda nas exportações em março

Em resposta ao aumento do dólar australiano e à redução na oferta de animais domésticos, as exportações de carne bovina e ovina da Austrália apresentaram um leve declínio em março.

As exportações de carne bovina em março caíram 2% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 70,059 mil toneladas. A queda nas exportações de carne bovina ocorreu apesar do aumento de 50% nas exportações para o Japão, totalizando 23,01 mil toneladas neste mês – este volume ainda foi 34% menor do que os níveis exportados antes da crise gerada pelo surgimento de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Japão -, e de 20% às exportações para a Coréia, para 6,972 mil toneladas. As demandas de importação de carne bovina do Japão e da Coréia estão ainda mais fortes do que estes números de exportação sugerem, uma vez que a oferta limitada da Austrália restringiu severamente o volume ofertado e resultou em preços de exportação historicamente altos.

A queda de 26% nas exportações aos Estados Unidos é a principal razão para as exportações de carne bovina da Austrália do mês de março terem sido menores do que no ano passado – resultado da baixa demanda por carne bovina processada pelo país norte-americano, à medida que a economia dos EUA foi abalada e os compradores ficaram em casa.

O membro da Meat and Livestock Australia (MLA), Peter Weeks disse que os processadores locais vão se esforçar para preencher sua cota de exportação de carne bovina.

“Certamente, o clima frio que ocorreu nos EUA – eles tiveram um inverno muito severo, particularmente na Costa Leste – levou as pessoas a pararem de sair e comprar hambúrgueres. A guerra fez a mesma coisa. As pessoas estão em casa assistindo TV, preocupadas com os riscos”.

“O período de queda econômica está começando a preocupar vários consumidores dos EUA. Eles certamente estão passando por uma queda que poderá levar a uma recessão”.

Fonte: Meat & Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.