O ministro da Agricultura da Austrália, Peter McGauran, afirmou ter enviado carta ao governo japonês solicitando que o país não eleve as tarifas de importação sobre a carne bovina.
Pela legislação japonesa, a tarifa que é cobrada sobre a importação de carne aumenta de 38,5% para 50% toda vez que as compras japonesas crescem mais que 17% no trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Como as importações aumentaram mais que 17% no trimestre abril-junho, o governo japonês deve impor uma tarifa maior a título de salvaguarda, provavelmente a partir de agosto. O objetivo do governo é proteger a produção doméstica de carne.
McGauran destacou os esforços da Austrália para cumprir os requisitos e atender a demanda japonesa, depois que o país suspendeu as importações de carne dos Estados Unidos em dezembro 2003. “Com isso em mente, o governo australiano acredita que seria positivo para os dois países se o Japão amenizasse as salvaguardas”, avaliou.
Desde o início do embargo ao produto norte-americano, a Austrália tornou-se um dos principais fornecedores de carne para o Japão. “O recente aumento nas importações simplesmente reflete a recuperação do mercado depois da interrupção causada pela descoberta (de “vaca louca”) nos Estados Unidos”, completou o ministro.
Ele destacou que os produtores australianos cobriram o espaço deixado depois do início do embargo às carnes dos EUA, exportando para o Japão um volume extra de carne de boa qualidade.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Fabíola Gomes), adaptado por Equipe BeefPoint