“Vemos uma oportunidade de lançar mais produtos de valor agregado no mercado em estações mais quentes e mais frias. É realmente uma oportunidade sazonal de vendas”, disse Goudie.
A rede varejista Woolworths está tendo bons resultados devido ao lançamento de produtos de carne com valor agregado, voltados para o churrasco de verão, onde a ênfase foi dada para conveniência, sabor e valor. O chefe do setor de carnes frescas da Woolworths, Andrew Goudie, disse que sua companhia lançou sua gama de produtos “Ready to…” (prontos para) no inverno do ano passado e, depois disso, seguiu com outra linha de produtos semi-prontos, com valor agregado, voltado para o verão, em outubro.
Os produtos “Ready to…” são orientados para churrascos, enquanto os produtos de inverno eram voltados para produtos de cozimento lento ou para serem assados no forno. “Vemos oportunidade de lançar mais produtos de valor agregado como esses no mercado para as estações quentes e frias. É realmente uma oportunidade sazonal de vendas”, disse Goudie. “Estamos satisfeitos com a resposta dos clientes e as vendas de carne na Woolworhs estão cresecnetes. A conveniência tem grande parte nisso”, disse ele.
Os produtos de verão recentemente lançados são de carnes vermelhas e brancas. O foco durante o desenvolvimento tem sido a formulação de produtos “diferentes, ao invés de ser simplesmente outro bife marinado”, produto comum no mercado australiano. Um bom exemplo é o produto bulgogi, adorado na Coreia do Sul e pouco conhecido na Austrália.
Esta carne bovina cortada em fatias finas é um diferencial, marinada em um tempero levemente doce de gergelim/soja/gengibre está se mostrando popular entre os consumidores australianos. Outra vantagem desse corte é que o produto demora apenas poucos segundos para cozinhar.
A Woolworths está usando cortes de baixo valor para fazer o bulgogi, que é vendido no varejo a A$ 7,99 (US$ 8,41) por embalagem de 500 gramas. A utilização de cortes secundários como esse de formas mais criativas ajuda a aumentar a utilização total da carcaça, disse Goudie.
Todas as linhas de produtos com valor agregado de verão da Woolworths tem prazo de validade de 10-14 dias, dependendo do produto. “Descobrimos que os consumidores são muito mais receptivos a diferentes formas de embalagem, especialmente com prazo de validade estendido”. Outras linhas de carne bovina de verão incluem itens como costela bovina defumada para churrasco, que ganhou medalha de ouro na Feira de Alimentos Finos de Sydney nesse ano, e uma série de kebabs e espetos marinados.
Os produtos são processados por frigoríficos com a matéria-prima fornecida pela empresa. Os novos itens também já estão nos catálogos de compras da Woolworths, e aparecerão durante janeiro e fevereiro, quando acredita-se que o consumo dos produtos será maior.
Embora amplamente usado na Ásia como forma de fornecer uma maior maciez a cortes secundários, o novo corte da Woolworths ainda não ganhou popularidade na Austrália. Tipicamente, a técnica consiste em resfriar os cortes até o ponto de congelamento, o que torna-os firmes o suficiente para cortar em fatias de 1-2 milímetros de espessura. Os japoneses e coreanos cortam uma ampla variedade de cortes de dianteiro em fatias finas para uso em diferentes estilos de preparo.
Fonte: Beef Central, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.