As exportações australianas de carne bovina em fevereiro totalizaram 74.816 toneladas de peso embarcado, 18% a menos que no ano anterior, sustentadas por restrições de oferta em todo o país (Departamento de Agricultura e Recursos Hídricos). No entanto, as exportações de carne bovina em fevereiro aumentaram 47% em relação ao mês anterior, embora com relação a um volume extremamente baixo em fevereiro.
As exportações de carne resfriada nono mês caíram em 17% com relação ao ano anterior, para 20.573 toneladas, enquanto as exportações congeladas caíram 18%, para 54.243 toneladas. As exportações de carne bovina produzida com grãos totalizaram 20.715 toneladas, queda de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os volumes de carne produzida a pasto caíram em 20%, para 54.101 toneladas.
O Japão foi o mercado com melhor desempenho para as exportações de carne bovina em fevereiro – as remessas somaram 22.818 toneladas, o que representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações de carne produzida com grãos cresceram 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, e as de carne a pasto apresentaram forte desempenho em fevereiro, aumentando em 54% em relação ao mesmo período do ano anterior. No futuro, as exportações de carne bovina s beneficiarão de uma redução tarifária em 1 de abril no âmbito do Acordo de Parceria Econômica Japão Austrália (JAEPA).
As exportações para os EUA caíram em 35% com relação ao ano anterior, para 17.292 toneladas. Os envios aos EUA continuam bem abaixo dos envios dos anos anteriores; no acumulado do ano, as exportações de carne bovina para os EUA foram de 28,906 toneladas, em comparação com os volumes de 2015 e 2016, de 63,631 toneladas e 43,336 toneladas, respectivamente. As exportações para os EUA estão sendo restritas pela escassa oferta da Austrália, mas também pelo aumento da produção de carne bovina dos EUA. Além disso, o início forte para 2017 para o dólar australiano continua a deter os importadores dos EUA. A Steiner Consulting Group informou que os usuários finais ainda estão relutantes em entrar no mercado com preços nos níveis atuais – à medida que preços importados da carne moída continuam a ser negociados com um prêmio com relação à carne doméstica dos EUA.
As restrições contínuas da oferta continuam a ser refletidas em alguns dos outros grandes mercados da Austrália. Para a Coréia, os embarques de carne bovina australianos caíram 27% com relação ao ano anterior em fevereiro, para 20.515 toneladas. As exportações de carne bovina para a China se mantiveram relativamente inalteradas em relação ao ano anterior, com 13.751 toneladas.
Por outro lado, as exportações de carne bovina para a UE em fevereiro diminuíram em 35% em termos homólogos, para 1.330 toneladas. Os volumes para a Indonésia caíram 40% em relação ao mesmo período do ano passado, para 3.085 toneladas.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.