A indústria de carne bovina da Austrália está confiante que pode resistir às pressões em mercados chaves, como Japão e Coréia, à medida que a re-entrada gradual de carne bovina dos Estados Unidos nesses dois países avança. O diretor gerente do MLA, David Palmer, disse que a indústria de carne bovina da Austrália está em uma posição forte para manter uma presença sólida tanto no Japão como na Coréia, apesar do aumento da competição pela retomada das importações de carne bovina dos EUA.
A indústria de carne bovina da Austrália está confiante que pode resistir às pressões em mercados chaves, como Japão e Coréia, à medida que a re-entrada gradual de carne bovina dos Estados Unidos nesses dois países avança.
O diretor gerente do Meat and Livestock Austrália (MLA), David Palmer, disse que a indústria de carne bovina da Austrália está em uma posição forte para manter uma presença sólida tanto no Japão como na Coréia, apesar do aumento da competição pela retomada das importações de carne bovina dos EUA.
“Nós antecipamos alguns distúrbios comerciais quando os EUA retornaram ao mercado do norte da Ásia. Uma vez que as condições comerciais se estabeleceram, nós acreditamos que o investimento da Austrália e seu comprometimento com esta região continuará nos colocando em uma forte posição de mercado. Nosso foco nos últimos anos tem sido formar parcerias estratégicas com importadores japoneses e coreanos, setor de foodservice e varejistas e construir a reputação da Austrália como sendo fornecedora de uma carne bovina consistente, segura e de qualidade – levamos nossos tradicionais esforços de marketing para um novo nível de sofisticação”.
O MLA estimulou vários programas e campanhas de marketing no Japão e na Coréia visando manter o nível das exportações da Austrália tanto quanto possível após o retorno dos EUA.
Entre os programas pioneiros do MLA esteve o uso da ciência por traz do Meat Standards Australia (MSA) para ajudar a identificar os sabores preferidos dos consumidores japoneses. “Não existe outro país do mundo oferecendo este tipo de conhecimento e qualificação quando os consumidores compram um produto que suprem suas expectativas todas as vezes”.
O MLA também recentemente estimulou um programa de “category management” (gerenciamento por categoria) com o qual trabalha com importantes redes varejistas globais para ajudá-las a manter um fornecimento consistente de carne bovina e para administrar de forma mais efetiva os custos da cadeia de fornecimento enquanto crescem as vendas e os lucros de sua categoria de carne bovina. “Este é um grande exemplo de como o MLA está trabalhando junto com a indústria para exibir as carnes vermelhas australianas enquanto constrói relações com compradores chave de carnes”.
O MLA também tem feito extensivas campanhas promocionais e de conscientização da carne bovina tanto no Japão como na Coréia desde que esses mercados proibiram a carne dos EUA. No Japão, a atual campanha trazendo o famoso chefe de cozinha japonês Harumi Kurihara, um programa de educação nas escolas, publicidade impressa e seminários de informação e treinamento para varejistas, estão juntos construindo conscientização e confiança na carne bovina australiana.
Na Coréia, várias iniciativas de marketing têm ajudado a fazer com que a marca de carne bovina australiana, Hoju Chungjung Woo, se tornasse a marca número um de alimentos neste país. Iniciativas como promoções nacionais de varejo visando aumento do consumo, pôsteres nos metrôs, publicidade em revistas, extensivas amostragem nas lojas, patrocínios estratégicos e comerciais na TV estão ajudando a aumentar a conscientização sobre os atributos de segurança e qualidade da carne bovina australiana.
“Com o retorno dos EUA a esses importantes mercados, estamos ansiosos pela retomada de um ambiente comercial mais estável no norte da Ásia. O objetivo de todos os países que exportam carne bovina ao Japão e à Coréia precisa ser manter a confiança na segurança da carne bovina e reconstruir o consumo geral de carne nestes importantes mercados recuperando os consumidores perdidos como resultado das preocupações referentes à segurança alimentar”.