Fernando Costa: a fidelização com um bom frigorífico e o bom relacionamento entre as partes tornam a atividade mais segura
2 de setembro de 2013
Economia brasileira cresce e destaque no segundo trimestre foi setor agropecuário, que cresceu 3,9%
2 de setembro de 2013

Austrália: sistema de classificação de carcaças bate recorde, sendo adotado por frigoríficos e varejo

O crescimento no sistema de classificação de carnes da Austrália, que é líder mundial, o Meat Standards Australia (MSA) não mostra sinais de desaceleração, com dados revelando que foram mais de 2,4 milhões de cabeças de gado classificadas nacionalmente sob o programa no ano financeiro que terminou em 30 de junho.

O crescimento do sistema de classificação de carnes da Austrália, Meat Standards Australia (MSA), não mostra sinais de desaceleração, com dados revelando que foram mais de 2,4 milhões de cabeças de gado classificadas nacionalmente sob o programa no ano financeiro que terminou em 30 de junho.

O gráfico mostra que o programa ganhou ritmo nos últimos dois anos, após ter alcançado a marca de 2 milhões de cabeças em 2011-12.

Captura de Tela 2013-08-30 às 17.09.47

O maior direcionador dessa tendência recente é a rede Woolworths, que adotou o MSA nas ofertas de carne bovina de seus supermercados em janeiro de 2012. Isso forneceu o valor de seis meses de entrada nos resultados anuais de 2011-12 do MSA, mas uma contribuição de 12 meses para o último ano fiscal.

Porém, essa tendência vai além do “fator Woolworths” – adicionando cerca de 8.000 cabeças por semana ao registro nacional do MSA – com um crescimento sólido visto nos números de frigoríficos, foodservice e varejo, além do credenciamento de produtores.

O MSA registrou um crescimento nos números de classificados pelo programa de 16,8% (349.000 cabeças) nos últimos 12 meses, alcançando 2.417.048 cabeças no ano fiscal anterior. Para colocar essa tendência recente em perspectiva, foi somente em 2009/10 que o MSA alcançou a marca de 1 milhão de cabeças pela primeira vez.

Como mostra o gráfico, o programa teve um crescimento difícil nos anos iniciais, mostrando somente um crescimento muito modesto a partir de seu lançamento em 1998 devido à falta de interesse entre os maiores frigoríficos, supermercados e muitos açougues independentes. Toda a existência do MSA estava ameaçada em certo ponto, de tão decepcionante era a participação da indústria.

O real catalisador para a mudança aconteceu quando importantes frigoríficos, primeiramente o Teys, e depois JBS e Nippon, começaram a processar para o MSA em 2009, sendo depois unidos a grandes varejistas, como o Woolworths.

Coincidentemente, o Woolworths divulgou seu relatório do ano financeiro de 2012-13 recentemente, destacando o desempenho das vendas de suas carnes frescas MSA, sugerindo que essa teve um crescimento de duplo dígito nos últimos 12 meses.

Embora a adoção do MSA pelo Woolworths em toda sua cadeia de fornecimento no ano passado seja o maior fator por trás do crescimento do MSA em 2012-13, existem outros fatores de influência:

  • Maior crescimento no número de classificação entre os frigoríficos licenciados pelo MSA, em alguns casos, elevando sua produção para fornecer ao Woolworths carne bovina com MSA, para suplementar a própria cadeia de fornecimento do supermercado. Por exemplo, é bem conhecido que as plantas de Naracoorte e Wagga, do Teys, aumentaram a produção de carne com MSA nos últimos 12 meses. A maioria dos abates em ambas as plantas (Wagga 1.300/dia e Naracoorte, 800/dia) é agora de gado MSA.
  • A adoção de licença por várias novas plantas de carne bovina que anteriormente não abatiam gado MSA.
  • O crescimento orgânico na produção para processadores que fornecem à rede de supermercados Coles. Embora a Coles em si, com algumas pequenas exceções, não apliquem o MSA para sua oferta regular de carne a nível de varejo, seus parceiros na cadeia de fornecimento, como Australian Country Choice, são fornecedores licenciados no MSA e seus dados são incluídos nos dados de classificação.
  • O crescimento da classificação MSA entre os varejistas menores, como Aldi, Costco e IGA. O Costco, por exemplo, atualmente tem três mega-lojas operando na Austrália, com planos de abrir outras quatro no próximo ano ou depois. A cadeia da Aldi agora tem o popular programa de marca de carne produzida a pasto, apoiada pelo MSA, chamado Highland Park, que aparece em todas as lojas. A marca teve bom desempenho em recentes competições de sabor de carne com marca feitas de Brisbane a Melbourne.
  • Os açougues varejistas aliados ao MSA, através do suporte à marca comercial, também continuam crescendo em número.

Leia artigos relacionados:

Meat Standards Australia: sistema de predição de qualidade da carne

Meat Standards Australia lança novo símbolo para facilitar compras no varejo

Meat Standards Australia: Marcelo Ribeiro comenta sobre o programa direto do país

Austrália: veja propaganda do MSA incentivando o consumo de carne de qualidade

Austrália: Costco só venderá carne com marca MSA

Fonte: beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.