O crescimento no sistema de classificação de carnes da Austrália, que é líder mundial, o Meat Standards Australia (MSA) não mostra sinais de desaceleração, com dados revelando que foram mais de 2,4 milhões de cabeças de gado classificadas nacionalmente sob o programa no ano financeiro que terminou em 30 de junho.
O crescimento do sistema de classificação de carnes da Austrália, Meat Standards Australia (MSA), não mostra sinais de desaceleração, com dados revelando que foram mais de 2,4 milhões de cabeças de gado classificadas nacionalmente sob o programa no ano financeiro que terminou em 30 de junho.
O gráfico mostra que o programa ganhou ritmo nos últimos dois anos, após ter alcançado a marca de 2 milhões de cabeças em 2011-12.
O maior direcionador dessa tendência recente é a rede Woolworths, que adotou o MSA nas ofertas de carne bovina de seus supermercados em janeiro de 2012. Isso forneceu o valor de seis meses de entrada nos resultados anuais de 2011-12 do MSA, mas uma contribuição de 12 meses para o último ano fiscal.
Porém, essa tendência vai além do “fator Woolworths” – adicionando cerca de 8.000 cabeças por semana ao registro nacional do MSA – com um crescimento sólido visto nos números de frigoríficos, foodservice e varejo, além do credenciamento de produtores.
O MSA registrou um crescimento nos números de classificados pelo programa de 16,8% (349.000 cabeças) nos últimos 12 meses, alcançando 2.417.048 cabeças no ano fiscal anterior. Para colocar essa tendência recente em perspectiva, foi somente em 2009/10 que o MSA alcançou a marca de 1 milhão de cabeças pela primeira vez.
Como mostra o gráfico, o programa teve um crescimento difícil nos anos iniciais, mostrando somente um crescimento muito modesto a partir de seu lançamento em 1998 devido à falta de interesse entre os maiores frigoríficos, supermercados e muitos açougues independentes. Toda a existência do MSA estava ameaçada em certo ponto, de tão decepcionante era a participação da indústria.
O real catalisador para a mudança aconteceu quando importantes frigoríficos, primeiramente o Teys, e depois JBS e Nippon, começaram a processar para o MSA em 2009, sendo depois unidos a grandes varejistas, como o Woolworths.
Coincidentemente, o Woolworths divulgou seu relatório do ano financeiro de 2012-13 recentemente, destacando o desempenho das vendas de suas carnes frescas MSA, sugerindo que essa teve um crescimento de duplo dígito nos últimos 12 meses.
Embora a adoção do MSA pelo Woolworths em toda sua cadeia de fornecimento no ano passado seja o maior fator por trás do crescimento do MSA em 2012-13, existem outros fatores de influência:
Leia artigos relacionados:
Meat Standards Australia: sistema de predição de qualidade da carne
Meat Standards Australia lança novo símbolo para facilitar compras no varejo
Meat Standards Australia: Marcelo Ribeiro comenta sobre o programa direto do país
Austrália: veja propaganda do MSA incentivando o consumo de carne de qualidade
Austrália: Costco só venderá carne com marca MSA
Fonte: beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.