MT: custo de produção cai 0,4% no 1S12, porém arroba cai 6,6%
14 de agosto de 2012
Beef Austrália 2012: entrevista com Tim Nicolle da Nioka Brahmans
14 de agosto de 2012

Austrália: suplementação líquida para bovinos, a base de melaço [BeefPoint TV]

O melaço como base de suplementos pode ser utilizado para qualquer categoria animal e Bruce explica que é usado principalmente em condições de pastagens secas. No confinamento, outra grande vantagem é homogeinização da mistura, "fazendo com que cada animal se alimente exatamente da mesma forma", Bruce comenta.

Durante o mês de maio deste ano, aconteceu em Rockhampton (Queensland) na Austrália a principal feira pecuária do país, que acontece a cada três anos. O BeefPoint organizou uma viagem técnica até lá para conhecer a produção de carne bovina australiana, visitando fazendas, confinamentos e a feira Beef Austrália.

Na feira, estavam todos os elos da cadeia produtiva, desde produtores, fornecedores de insumos, frigoríficos e empresas de varejo. Entre os fornecedores de insumos, o BeefPoint conversou com Bruce Burgess, gerente nacional da Champion Liquid Feeds, empresa de suplementação animal especializada na utilização de melaço de cana-de-açúcar como principal matéria-prima para mistura.

Bruce explica que produz suplementos a base de melaço desde 1988 e que estes suplementos atendem tanto sistemas de produção a pasto quanto confinamentos. Para complementar o pastejo, minerais e vitaminas são misturados ao melaço e para o confinamento, todos os ingredientes da ração são misturados ao melaço, como grãos, suplementos minerais e o núcleo.

O melaço como base de suplementos pode ser utilizado para qualquer categoria animal e Bruce explica que é usado principalmente em condições de pastagens secas. No confinamento, outra grande vantagem é homogeinização da mistura, “fazendo com que cada animal se alimente exatamente da mesma forma”, Bruce comenta.

Sobre o transporte e o preço do suplemento líquido,  a empresa fornecedora entrega o produto em tanques de 24 ou 40 toneladas e deposita o melaço nos tanques próprios da fazenda. O preço varia em torno de $250,00 a  $350,00 dólares australianos por tonelada, dependendo da mistura do suplemento.

Fonte: BeefPoint, em entrevista realizada por Marcelo Whately, analista de mercado do BeefPoint, durante a viagem técnica do BeefPoint à Austrália.

1 Comment

  1. Artenir Busanello disse:

    Interessante. O que faltou foi esclarecer como esta mistura e homogenização é feita, visto que temos uma base líquida e adiciona-se sólidos. Me parece, que tem lacunas aí que não fecham, pois a suplementação “uniforme” por animal, depende que a mistura permaneça homogênea.