A produção de carne bovina e de vitelo da Austrália atingiu 186 mil toneladas durante o mês de junho – 1% a mais do que no mesmo mês do ano anterior e o maior volume no mês de junho desde 1978. Dando suporte a este aumento esteve a contínua e forte demanda externa e doméstica por carne bovina australiana.
Enquanto o peso médio da carcaça de adultos no mês de junho aumentou 2% com relação ao ano anterior, para 266 quilos por cabeça (um recorde para junho), o abate de bovinos adultos caiu 1%, com uma queda de 8% no abate de fêmeas equilibrando o aumento de 5% no abate de machos.
A maior parte do aumento da produção ocorreu em New South Wales e Queensland. Em New South Wales, a produção de carne bovina e de vitelo durante junho aumentou 6% com relação ao ano anterior, para 39,5 mil toneladas, enquanto em Queensland, a produção aumentou 2%, para 94,6 mil toneladas – o segundo maior nível registrado para junho. O aumento da produção em New South Wales, Queensland e South Australia equilibrou parcialmente as quedas ocorridas em Victoria, Western Australia e Tasmânia.
O aumento da produção em junho fez com que a produção de carne bovina e de vitelo para a primeira metade do ano chegasse ao recorde de 1,07 milhão de toneladas, que é 5% maior do que na primeira metade de 2004.
Em Queensland, onde é produzida a maioria da carne bovina da Austrália, a produção durante os primeiros seis meses de 2005 aumentou 7%, para um recorde de 511 mil toneladas.
Durante o mesmo período, New South Wales apresentou aumento de 8% ma produção, para 229 mil toneladas, enquanto Western Australia teve aumento de 16% na produção, para 69 mil toneladas. Em contraste, a produção em Victoria no mesmo período caiu 6%, para 185 mil toneladas.
O que contribuiu para o crescimento da produção até agora neste ano foi o aumento de 3% nos pesos médios dos adultos, para um recorde de 268 quilos por cabeça, juntamente com um aumento de 2% no abate de adultos (para 3,96 milhões de cabeças). O abate de bovinos machos durante os primeiros seis meses do ano foi 9% maior, para 2,15 milhões de cabeças, enquanto o abate de fêmeas caiu 5%, para 1,82 milhão de cabeças. A maioria do aumento no abate de bovinos adultos ocorreu em Queensland, onde um recorde de 1,79 milhão de cabeças foram abatidas – 4% a mais que em 2004.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint