A demanda por carne bovina australiana continua crescendo no Japão, com 39.743 toneladas exportadas a este mercado em junho, um volume recorde de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA).
O presidente do MLA, David Crombie, disse que as exportações de carne bovina australiana ao Japão foram 24% maiores em junho do que em maio de 2004, e 70% maiores do que em junho de 2003.
“O volume de exportação de carne bovina australiana ao Japão aumentou 38% ou 51 mil toneladas neste ano até junho, com 187.087 toneladas exportadas durante este período”. Segundo ele, a demanda por carne bovina australiana no Japão tem aumentado em 2004, devido à ausência da carne bovina dos EUA e do Canadá no mercado, combinado com uma menor oferta de carne de frango e a maiores preços da carne suína.
“Nossos esforços de marketing até agora têm sido extremamente bem sucedidos em ajudar os exportadores da Austrália a capturar oportunidades no Japão. Entretanto, agora é importante que nós consolidemos os ganhos que tivemos. Os distúrbios no comércio global de carne bovina transformaram as dinâmicas comerciais e agora é hora da indústria da Austrália fortalecer seu papel como o mais importante fornecedor de produtos saudáveis e saborosos de carne bovina do mundo”.
O valor das exportações de carne bovina da Austrália ao Japão aumentou significantemente em 2004, com o valor da carne bovina australiana não processada aumentando em 44% ou A$ 250 milhões (US$ 180,92 milhões) neste ano para um total de A$ 821 milhões (US$ 594,141 milhões).
O Japão é o principal mercado de exportação de carne bovina da Austrália, com 44% das exportações de carnes não processadas australianas sendo destinadas a este mercado, de acordo com Crombie. Em termos de valor, as exportações ao Japão representam cerca de 48% das exportações de carne bovina da Austrália.
Fonte: Meat and Livestock Australia – MLA (por Carolyn Martin), adaptado por Equipe BeefPoint