O fornecimento de carne bovina australiana continua sendo desviado ao mercado japonês, com 35,016 mil toneladas sendo exportadas ao Japão em fevereiro, o que denota um envio recorde para este mês.
As exportações australianas de carne bovina aumentaram 47%, comparadas com fevereiro de 2003, e foram 24% maiores do que as de fevereiro de 2001 (antes de as exportações ao Japão terem caído drasticamente após a descoberta de um caso de encefalopatia espongiforme bovina – EEB no rebanho japonês).
As exportações de carne bovina oriunda de animais criados a pasto totalizaram 21,281 mil toneladas, com as exportações de carne de animais alimentados com grãos sendo de 13,735 mil toneladas.
Coréia
O volume de carne bovina australiana exportada à Coréia durante o mês de fevereiro caiu 14%, comparado com fevereiro de 2003. Apesar de as exportações de carne bovina oriunda de animais criados a pasto terem caído somente 2%, houve uma redução significativa no volume de produtos originários de animais alimentados com grãos exportados para a Coréia. A alta demanda por este tipo de carne no mercado japonês fez com que este produto fosse desviado do mercado coreano, líder no consumo de carne bovina de animais criados a grãos, caindo 72% comparado com o mesmo mês do ano anterior, de 1,043 mil toneladas para 296 toneladas.
Como era de se esperar, as exportações de carne bovina australiana à Coréia em fevereiro aumentaram 46% com relação às exportações de janeiro, para 5,211 mil toneladas. O mês de janeiro é tradicionalmente um mês de baixo consumo de carne bovina na Coréia, após grandes compras de carnes que são feitas em dezembro para a preparação para o Ano Novo Lunar Coreano.
No acumulado do ano, até fevereiro, as exportações australianas à Coréia caíram 14% comparadas com 2003, de 10,202 mil toneladas para 8,792 mil toneladas. As exportações de carne bovina resfriada, entretanto, não seguiram esta tendência e continuaram aumentando em 2004, ficando 5% maiores do que os níveis de 2003, totalizando 893 toneladas.
Com sinais de alguma recuperação no consumo no mercado coreano e com a aproximação da estação de casamentos e lanches escolares, a demanda por produtos deverá aumentar a partir do final de março – apesar de isso poder não refletir em um aumento nos volumes de exportação até abril. Entretanto, as exportações poderão ser reduzidas devido a um aumento similar na demanda no mercado do Japão.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint