As previsões de preços de carne bovina e de bovinos da Austrália continuam brilhantes para os próximos 3 a 5 anos, com o fortalecimento da demanda na maioria dos mercados e a redução no fornecimento.
O Meat and Livestock Austrália (MLA) divulgou a atualização de meio de ano do documento “Projeções para a Indústria de Bovinos da Austrália 2003”. O analista de mercado chefe do MLA, Peter Weeks, disse que os produtores que possuem animais para vender poderão ter fortes retornos nos próximos anos.
“Demandas mais fortes do Japão e da Coréia, um firme mercado doméstico, a redução no fornecimento de carne bovina na Bacia do Pacífico e o fim da seca na primavera são fatores chave para as boas previsões para a indústria pecuária. Obviamente a seca prolongada e o aumento do dólar australiano são fatores limitantes e, em curto prazo, dificultarão a situação para os produtores que foram forçados pela seca a vender seu rebanho e para os processadores de carnes lutarem para assegurar o fornecimento de bovinos”.
O MLA estima que o rebanho nacional de bovinos teve queda de dois milhões de cabeças, ou de 7%, para 26 milhões de cabeças em 12 meses até 30 de junho, devido à seca.
“Outra fraca estação de monta em várias regiões provavelmente evitará uma rápida recuperação no rebanho em 2003/2004. Como resultado disso, nós acreditamos que a produção australiana de carne bovina cairá 8% neste ano e deverá se contrair em 2004 antes de se recuperar”.
A combinação de um fornecimento reduzido e um aumento no dólar australiano deverá diminuir as exportações de carne bovina para a América do Norte, limitando a expansão das vendas ao Japão e à Coréia, e evitando o crescimento em outros mercados de exportação.
Os preços da carne bovina no varejo também deverão permanecer em altos níveis como resultado da redução da oferta e levará a uma redução no consumo, como conseqüência.
Fonte: Meat & Livestock Australia, adaptado por Equipe BeefPoint