As exportações de carne bovina da Austrália caíram 11% em volume no mês de julho deste ano, atingindo o volume de 82 mil toneladas, segundo anunciado na sexta-feira pelo Meat and Livestock Australia (MLA).
As exportações aos Estados Unidos, o maior mercado de exportação de carne bovina da Austrália, foram responsáveis por 37% do volume total exportado, com exportações de 30 mil toneladas. Este volume foi 32% menor do que os dados registrados em julho de 2001.
No que se refere aos EUA, os exportadores de carne da Austrália hesitaram em exportar carne bovina a este país devido às incertezas relacionadas à alocação da cota de exportação. Todo ano, as exportações de carne bovina da Austrália aos EUA estão sujeitas a uma cota de 378 mil toneladas, com expectativas de que, neste ano, a Austrália exceda esta cota.
Porém, no dia 15 de julho deste ano, o governo da Austrália impôs um esquema de gerenciamento da alocação das cotas entre os exportadores a fim de evitar que a cota anual fosse esgotada antes do final do ano. O governo australiano destinou também 30 mil toneladas à uma alocação arbitrária, para ser dividida entre os exportadores que estão passando por dificuldades ou que ficaram desprovidos de sua parte na cota.
As exportações australianas ao Japão, como reportado há uma semana, caíram 25% com relação ao ano passado, para 21,739 mil toneladas. Estas exportações foram bastante prejudicadas devido à descoberta de casos da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) nos rebanhos japoneses no ano passado.
Quase dois terços da produção de carne bovina da Austrália é exportada, tornando o país o maior exportador de carne bovina do mundo.
Com relação à carne de ovinos, as exportações aumentaram 8% em julho, para 8,6 mil toneladas, com a demanda dos EUA atingindo um volume recorde registrado – 2,3 mil toneladas. As exportações desta carne aos EUA foram 17% maiores do que em julho de 2001. Para a União Européia, as exportações aumentaram 26%, para 9 mil toneladas em julho.
Fonte: Dow Jones Newswires (por Wong Chia Peck), adaptado por Equipe BeefPoint