Uréia na agricultura orgânica
17 de dezembro de 2003
AJJ & Amigos vendeu touros melhoradores em Sinop, MT
19 de dezembro de 2003

Austrália tem queda nas exportações de bovinos

As exportações de bovinos vivos da Austrália em outubro caíram 36% em relação às do mesmo período do ano anterior, para 64,8 mil cabeças, de acordo com os últimos dados divulgados pela Agência Australiana de Estatísticas.

Apesar de as exportações para a Malásia e para as Filipinas terem aumentado com relação ao ano passado, para a Indonésia, o maior mercado da Austrália, declinaram novamente, à medida que a valorização do dólar australiano em relação à moeda local da Indonésia, a rupia, continua afetando o preço e a competitividade dos bovinos australianos.

As exportações de bovinos vivos para a Indonésia em outubro totalizaram 23,11 mil cabeças, o que denota uma queda de 47% em relação às do mesmo período do ano anterior, fazendo com que este fosse o quinto declínio mensal consecutivo quando comparado com dados do ano passado e o segundo menor volume mensal total dos últimos 19 meses.

O motivo que está conduzindo ao declínio das exportações é a forte valorização do dólar australiano contra a rúpia Indonésia, combinada com os atuais altos preços dos bovinos, que prejudicaram a competitividade dos valores dos bovinos australianos no mercado da Indonésia. O declínio de 47% nas exportações em outubro levou as vendas externas totais de bovinos neste ano, até agora, a caírem em relação aos níveis do ano anterior pela primeira vez, para 328,637 mil cabeças.

As exportações de bovinos australianos para as Filipinas aumentaram 2% em relação às do ano anterior (9,75 mil cabeças), para 9,9 mil cabeças, enquanto as exportações à Malásia durante outubro aumentaram 40% em relação às do mesmo período do ano anterior (8,03 mil cabeças), para 11,26 mil cabeças – o maior volume mensal dos últimos 13 meses.

A demanda por bovinos leiteiros da Austrália na China permanece muito forte, com um volume recorde de seis mil cabeças exportadas durante outubro. Nos primeiros dez meses de 2003, as exportações de bovinos para a China aumentaram quatro vezes em relação às do ano anterior, para 32 mil cabeças, fazendo com que a China se tornasse o quarto maior mercado de bovinos vivos da Austrália.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.