Os últimos dados referentes às exportações divulgados pela Agricultura, Pescado e Floresta – Austrália (Agriculture, Fisheries and Forestry – Australia – AFFA) revelaram que as exportações de carne bovina e de vitelo do país caíram 20% durante o mês de agosto, com relação ao mesmo período do ano passado, ficando próximo de 64 mil toneladas, enquanto as exportações de carne de cordeiro (5.926 toneladas) e de carne de carneiro (5.797 toneladas) caíram 17% e 55%, respectivamente. As exportações de carne caprina em agosto foram contra a tendência de carnes vermelhas no mês, aumentando 40% com relação ao ano passado, para 1.047 toneladas.
Um dos motivos que levou a esta queda nas exportações de carne bovina foi a redução no número de novilhos, com aumento no fornecimento de bovinos adultos na Austrália, somado a um aumento de 20% da moeda australiana e com a redução na demanda no Canadá e na Coréia.
As maiores quedas ocorreram nas exportações ao Canadá e à Coréia, enquanto os carregamentos ao Japão também caíram. O excedente de carne bovina doméstica no mercado do Canadá após o surgimento de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) levou a uma redução dramática na demanda por carne bovina importada, com exportações de carnes australianas a este mercado sendo somente de 530 toneladas durante o mês de agosto, o menor carregamento mensal em mais de 16 anos, e um declínio de quase 8 mil toneladas com relação ao ano passado.
A queda na demanda da Coréia levou à redução de 48% nas exportações em agosto com relação ao ano passado, para 4.100 toneladas.
O aumento da tarifa de importação de carne bovina resfriada no Japão contribuiu parcialmente para as exportações de agosto caírem 3% com relação ao ano de 2002, para 21.300 toneladas.
Uma recuperação parcial na demanda por carne bovina dos EUA levou a um aumento de 4% nestas exportações, para 30.423 toneladas. As exportações australianas de carne bovina aos EUA até agora neste ano caíram 12%, para 225,3 mil toneladas.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint