Leilão no RS apura médias inferiores ao ano passado
14 de outubro de 2004
RS volta a exportar carne para o Uruguai
18 de outubro de 2004

Australianos mais informados sobre alimentação de bovinos

O Meat and Livestock Australia (MLA) anunciou a disponibilidade de dois novos formulários de declaração dos alimentos dados aos animais na indústria de carnes vermelhas.

A Commodity Vendor Declaration (CVD, Declaração de Venda de Commodty) foi revisada para cobrir somente alimentos fabricados ou cultivados especificamente para o consumo de animais domésticos, enquanto a nova By-products Vendor Declaration (BVD, Declaração de Venda de Subprodutos) cobre aqueles materiais não originalmente cultivados para o consumo de animais domésticos.

O gerente de sistemas de qualidade de animais domésticos do MLA, Patrick Hutchinson, disse que as mudanças da CVD e o desenvolvimento da nova BVD foram necessários para garantir que os produtores de animais pudessem obter o máximo de informações possível sobre o alimento que dão a seus animais.

“A velha CVD foi agora efetivamente dividida em duas, e isso foi feito porque a indústria nos disse que suas questões sobre os subprodutos de alimentação animal não estavam sendo adequadamente cobertas em um formulário”.

A CVD revisada agora somente cobrirá alimentos como grãos ou feno, enquanto a nova BVD incorporará alimentos como subprodutos de frutas, algodão e cana-de-açúcar, ou fibras de culturas incluindo materiais de casca, polpa, caule e folha.

Hutchinson disse que uma completa CVD ou BVD poderá ser obtida pelo fornecedor quando comprar o alimento. Esses formulários fornecem informações sobre qualquer tipo de tratamento químico aplicado no alimento e, caso tenha sido usado algum, qual químico era e quando foi aplicado.

“Os produtores de animais devem tomar um cuidado particular quando tentarem saber a origem de alguns tipos de alimentos animais, como os secos. Os materiais que não foram produzidos especificamente para alimentar animais podem levar a resíduos inaceitáveis de químicos nos produtos de origem animal”.

Apesar de seu uso não ser obrigatório, a CVD e a BVD podem ajudar a dar suporte às declarações que os produtores fazem na Declaração Nacional de Vendedores (National Vendor Declaration – NVD) e ajudará também na manutenção de registros no Programa de Segurança de Produção (Livestock Production Assurance – LPA). Tanto a CVD como a BVD foram desenvolvidas pelo MLA em conjunto com o Grupo de Trabalho para Declaração de Alimentos de Animais. Os membros desse grupo incluem Horticulture Australia, Cotton Australia, Australian Fodder Industry Association e National Agricultural Commodity Marketing Association. A CVD e a BVD são endossadas pela SAFEMEAT – órgão do governo australiano que representa a maioria dos representantes oficiais do governo e da indústria para garantir que os produtos de carnes vermelhas tenham os mais altos padrões de sanidade e higiene e para fornecer direções estratégicas e conselhos políticos para a indústria de carnes vermelhas.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.