Durante a Fenagro deste ano, de 23 de novembro a 1o de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador/BA, o público verá a maior mostra de animais da raça dos bovinos Guzerá, reunindo 168 exemplares de criadores do Brasil. Em Feira de Santana, o presidente do Núcleo de Criadores de Guzerá da Bahia e Sergipe, Benício Cavalcanti, informou que estarão em Salvador os animais dos melhores criadores de São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe e Bahia.
“A Bahia nunca teve uma exposição da raça com este número e com a qualidade dos animais que estarão sendo mostrados ao público em Salvador”, enfatizou. Na Bahia, a raça tem plantéis espalhados tanto no extremo sul do Estado e na região sudoeste, quanto no semi-árido.
Criador no município de Itaberaba, Cavalcanti informou que a raça é uma das que melhor de adaptam no semi-árido baiano e no Nordeste.
Durante a Fenagro, os criadores vão realizar no Parque de Exposições de Salvador o I Leilão Guzerá Bahia, oferecendo 40 lotes de animais de elite, sendo 20 machos e 20 fêmeas. Os criadores do Rio Grande Norte e da Paraíba estão impossibilitados de apresentar animais por questões sanitárias.
Fonte: A Tarde/BA, adaptado por Equipe BeefPoint