Depois de ficar livre da febre aftosa por meio de vacinação e de ter frigoríficos habilitados para exportação, a Bahia vai para a fase dos detalhes técnicos com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para iniciar a exportação de carne aos mercados da América Central, África e Ásia.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, informou que o diretor do grupo Íbero Trust de Mercados S/A visitou frigoríficos baianos e aprovou a qualidade do produto e as instalações das unidades da Mafripe (Itapetinga), Frifeira (Feira de Santana) e Frisulba (Jequié). “Falta apenas o sinal verde do Ministério da Agricultura para que a Bahia inicie o processo de exportação de carne”.
Para debater essa nova oportunidade de mercado os produtores se reunirão nesta quarta-feira (24), no Fiesta Convention Center. Durante todo o dia, técnicos e especialistas debaterão aspectos ligados à inspeção sanitária, rastreabilidade e certificação. Além de palestras, o evento contará com grupos temáticos, que vão debater a qualidade do rebanho baiano para exportação, habilitação dos frigoríficos, inspeção sanitária, certificação e rastreabilidade.
Fonte: A Tarde/BA, adaptado por Equipe BeefPoint