Valor nutritivo de silagem de milho e de capim quando oferecidas exclusivamente ou combinadas
29 de agosto de 2003
Expointer: Maragogipe fatura rosetas com Limounsin
2 de setembro de 2003

Bahia começa segunda etapa da vacinação antiaftosa

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou as ações para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, marcada para todo este mês. Durante este período, as 15 coordenadorias regionais estarão realizando a pré-campanha de conscientização para a vacinação.

A mobilização será feita junto a produtores, representantes de sindicatos, associações e cooperativas, alertando para a importância da imunização dos animais e para o cumprimento do prazo de 30 dias para vacinar todo o rebanho e garantir a manutenção do Estado como zona livre de aftosa.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), em São Paulo, a Bahia esteve entre os estados com grande evolução percentual na primeira fase da campanha oficial de vacinação contra aftosa realizada em maio último. Na primeira etapa da campanha, a Bahia imunizou 93,4% do seu rebanho, estimado em cerca de 9,5 milhões de cabeças.

A meta do governo estadual para a segunda etapa da vacinação é atingir um patamar próximo a 100% de cobertura vacinal. Segundo o Sindan, até o momento, o Estado adquiriu 4,5 milhões de doses de vacinas, das 9,5 milhões estimadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a segunda etapa de vacinação.

Desde janeiro de 2001, a Bahia é considerada oficialmente, pelo Mapa, zona livre de aftosa com vacinação e em maio do mesmo ano obteve a certificação internacional pela Organização Internacional de Epizootias (OIE).

Fonte: A Tarde/BA, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.