Nutrição e reprodução em bovinos
12 de setembro de 2003
Até quando?
16 de setembro de 2003

Bahia começou segunda etapa de vacinação antiaftosa

Começou este mês, na Bahia, a nova etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A gerência regional da Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (Adab) alimenta a esperança de vacinar 100% dos bovinos e bubalinos.

No ano passado, na região de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, foram vacinados 140 mil animais, de um rebanho de 185 mil. Mesmo estando na categoria de área livre de febre aftosa, o gerente regional da Adab, Luís Geraldo Sampaio, advertiu que é importante que o criador vacine o gado.

“A vacinação deve ser regular, de seis em seis meses, a partir do terceiro mês de idade ou quando o médico veterinário recomendar. Nossa maior dificuldade ainda é a existência de criadores que teimam em não vacinar o animal por achar que a doença já foi erradicada da região”, disse.

Os animais que receberem a primeira dose deverão ser revacinados 90 dias após a primeira etapa. As vacinas são vendidas em todas as casas de produtos veterinários e custa R$ 1,00 a dose.

Fonte: A Tarde/BA (por Cristina Santos), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.