EUA: Pesquisa entre consumidores japoneses ajuda USMEF a construir relações neste mercado
19 de novembro de 2002
Receita com exportação de carne deve ser a mesma de 2001
21 de novembro de 2002

Bahia: Fenagro começa no sábado

Dona do maior rebanho bovino do Nordeste, com 9,5 milhões de cabeças, a Bahia sediará, de 23 a 29 de novembro, a 15a Festa Internacional da Agropecuária – Fenagro, num momento em que o Estado, que já tem o certificado de zona livre de aftosa com vacinação, se preparara para requerer da Organização Internacional de Epizootias (OIE) o status de zona livre sem vacinação. O último caso da doença registrado na Bahia ocorreu em 1997. Pecuaristas e governo estadual vem se esforçando para manter o rebanho livre da doença com vistas à abertura de novos mercados no exterior.

A Fenagro é uma grande oportunidade para os criadores locais exporem e venderem novilhos, trocarem informações e adquirirem animais de criadores de fora do Estado para melhorar geneticamente o rebanho local. Este ano a feira vai homenagear a raça Guzerá, originária da Índia, que se mostrou a mais resistente ao clima semi-árido do Nordeste.

Os organizadores esperam movimentar R$ 30 milhões, principalmente com a comercialização de animais nos 25 leilões. Além de criadores brasileiros, estão confirmadas as participações de delegações do Uruguai, Bélgica, África do Sul, Nova Zelândia, El Salvador e Honduras.

Cerca de seis mil animais estarão expostos no Parque de Exposições, em Salvador, onde estão instaladas cerca de 650 baias para eqüinos e 1.500 argolas para bovinos. Além disso, todos os boxes destinados a criadores de caprinos e outros animais serão ocupados.

Fonte: O Estado de São Paulo/Suplemento Agrícola (por Biaggio Talento), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.