O terceiro evento considerado mais importante no agronegócio brasileiro, a Fenagro (Feira Internacional Agropecuária) baiana terá apenas animais da Bahia. A medida foi tomada por portaria baixada pela Secretaria da Agricultura do estado, devido aos focos de aftosa registrados no MS e PR.
“Os criadores precisam entender que o prejuízo seria muito maior se a febre aftosa entrasse na Bahia”, disse no jornal A Folha de S.Paulo, o secretário da Agricultura, Pedro Barbosa, referindo-se às reclamações dos pecuaristas.
Para o presidente da Associação Baiana das Raças Simbrasil e Simental, Marcelo Cordeiro, a decisão do governo inviabilizará o evento. “Todos os animais de outros Estados que participariam da feira são vacinados, têm documentação correta e pertencem a criadores de elite. Não se justifica o medo do governo”, disse.
Mas, por outro lado, a Associação Baiana de Criadores, entidade organizadora da Fenagro, concordou com a proibição para proteger o rebanho baiano. A Fenagro começa no próximo sábado.