A partir desta semana, a Bahia passa a contar com mais 15 unidades de fiscalização e vigilância sanitária animal e vegetal, que se somarão às 43 já instaladas. Os novos equipamentos serão apresentados hoje pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e Delegacia Federal de Agricultura da Bahia (DFA/BA) aos representantes da cadeia produtiva do agronegócio baiano. O material foi comprado com parte da verba de R$ 1,7 milhão transferida à Adab, por meio de convênio, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Durante a solenidade, marcada para as 15h, no pátio da Abab, em Salvador, também serão apresentadas oito unidades volantes. Com isso, a Bahia ficará com 28 equipamentos móveis de fiscalização, informa o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Luciano Figueiredo. O estado conta ainda com 416 escritórios municipais, 70 gerências e 15 coordenadorias regionais.
Integrante do Circuito Pecuário Leste, a Bahia é livre de febre aftosa com vacinação. Com um rebanho bovino de quase dez milhões de cabeças, o estado realiza campanhas de vacinação em março e setembro.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint