Síntese Agropecuária BM&F – 20/02/03
20 de fevereiro de 2003
Uruguai exporta mais carne, mas a um menor preço
24 de fevereiro de 2003

Bahia inicia campanha de pré-vacinação

Alcançar uma cobertura vacinal de no mínimo 95% em todo o estado. Essa é a meta da primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2003. No segundo semestre do ano passado, a imunização dos animais alcançou 92,8%. Desde o último dia 15, todas as coordenadorias da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) estão trabalhando na divulgação da campanha que este ano tem como novidade a vacinação participativa.

“Entre as estratégias dessa pré-campanha feita pelas coordenadorais do interior, realizaremos reuniões com toda a cadeia envolvida na questão da aftosa e formaremos parcerias para vacinar, no mínimo, 95% do rebanho na Bahia”, salienta o diretor geral da Adab, Luciano Figueiredo. “Vamos elevar os índices dos municípios que ficaram abaixo de 90% de cobertura vacinal, sem negligenciar com as localidades que já vinham alcançando índices altos”, alerta.

“O índice alcançado na última campanha mede o nível de consciência do criador, mas é um dado geral”, lembrou o diretor de Defesa Animal da Adab, Iran Ferrão. Este ano a agência pretende buscar índices mais específicos nas regiões. “Se cada coordenadoria atingir um índice de imunização alto e uniforme, o estado terá dado um grande salto não só quantitativo como qualitativo na vacinação dos animais”, explicou o diretor.

Outra estratégia desta etapa da campanha é a criação de núcleos regionais de defesa em cada município com escritório da Adab. “Esses núcleos funcionarão como comitês que terão o papel de acionar os sindicatos, associações e demais entidades relacionadas ao assunto”, explica o diretor geral da agência. “Dessa forma vamos mobilizar pontualmente as comunidades, buscando resultados locais”, destaca.

A participação de associações de criadores, revendedores e distribuidores será outro destaque na campanha deste ano. Amanhã (21), na sede da Adab, a partir das 14h30, representantes da Associação Baiana dos Criadores (Abac), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e Fundo de Apoio ao Produtor (Fundap) estarão reunidos com a diretoria da Adab para propor novas ações na campanha.

Fonte: Assessoria de imprensa do Seagri

Os comentários estão encerrados.