A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) interditou 22 matadouros e apreendeu cerca de seis toneladas de carne, imprópria para o consumo, em cinco municípios. Barreiras, Inhambupe, Santo Antônio de Jesus e Vera Cruz tiveram seus postos fixos, nas rodovias de acesso às cidades, feiras livres e açougues fiscalizados. A ação faz visa implantar a Portaria 304, que regulamenta a adequação do abate, transporte e comercialização da carne.
Em Barreiras, foram apreendidas 3,35 toneladas, 819 quilos de queijo e derivados e 12 matadouros foram fechados. Em Inhambupe a blitz apreendeu mais 1,3 toneladas. Já em Santo Antônio de Jesus, as barreiras foram interceptadas duas toneladas de carne procedentes de Varzedo. O material seria comercializado na ilha de Itaparica, onde outros 600 quilos foram apreendidos.
Em Salvador, na Boca do Rio, a blitz da Adab apreendeu outros 400 quilos de carne. Segundo o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Adab, Lourival Oliveira, as operações de fiscalização continuam na Grande Salvador. Ele explica que os animais devem ser abatidos e resfriados de acordo com as especificações de higiene sanitária. “Nosso desafio é a regionalização do abate no estado, por isso precisamos de parcerias operativas regionais”, esclarece.
Fonte: Paulo Roberto Brino Mattus da Equipe BeefPoint