Irlanda do Norte: Ministério da Agricultura apóia campanha de informação sobre carne bovina
5 de março de 2004
Goiás publica IN para prevenir EEB
9 de março de 2004

Bahia quer vacinar mais de 90% do rebanho

Considerado desde janeiro de 2001 zona livre de aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o estado da Bahia começou a campanha de imunização de seu rebanho no dia 2. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe são considerados zona livre de aftosa.

Segundo a Secretaria da Agricultura do Estado, no ano passado a Bahia vacinou 93,4% do seu rebanho, índice acima dos 85% exigidos pela Organização Internacional de Epizootias (OIE). O destaque ficou por conta dos trabalhos desenvolvidos em Teixeira de Freitas, com 97,3% de vacinação.

A campanha na Bahia tem a participação de 15 coordenadorias regionais, que darão ênfase às barreiras sanitárias montadas em diversos pontos de fronteira, com especial atenção para áreas próximas aos estados que têm apresentado casos da doença. “A participação de criadores e o envolvimento de revendedores e distribuidores, além de toda a comunidade rural, é fundamental para o êxito da campanha”, disse o diretor geral da Adab, Luciano Figueiredo.

“Entendo que se cada coordenadoria mantiver um índice de imunização uniforme, o estado terá dado um grande salto não só quantitativo como de qualidade na vacinação dos animais”, disse o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Iram Ferrão, lembrando que nos últimos dois anos a Bahia preserva a vacinação superior a 90% de imunização do rebanho.

Fonte: A Tarde/BA, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.