Ron Nolan e seu filho Greg Nolan, proprietários da Bar 5 Stock Farm, criatório canadense, o maior fornecedor de genética da raça simental para os criadores brasileiros e que recentemente introduziu no país as linhagens sul-africanas, comemoram os resultados alcançados pelos animais com a genética Bar 5.
Greg Nolan ressalta que dos 279 prêmios disputados, entre categorias e campeonatos na Exposição Nacional da Raça Simental, realizada de 14 a 18 de junho, durante a Feicorte, em São Paulo, 119 prêmios foram conquistados por animais filhos dos touros com a marca Bar 5. Inclusive o grande campeonato entre os machos com o garrote PWM Dior, um filho de Bar 5 Pioneer, reprodutor que está no Brasil, importado pelo criador Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, de Fama (MG).
Apesar do pouco tempo de introdução de sêmen e animais sul-africanos nos criatórios do Brasil, esta vem sendo a linhagem mais premiada nas pistas das exposições. Os prêmios nas categorias mais jovens foram conquistados por descendentes dos reprodutores sul-africanos da Bar 5.
A reservada campeã bezerra foi Excelência da Xapetuba, é uma filha de Bar 5 Pioneer, da Xapetuba Agropecuária, de Uberlândia; a reservada campeã novilha menor, foi PWM Emotion Pioneer, outra filha de Pioneer, do criatório do atual proprietário do touro, Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, de Fama, Minas Gerais.
Na categoria novilha, as filhas dos touros sul-africanos da Bar 5, Pioneer, PWM Drea AB, da Santa Andréa Agropecuária, foi a campeã; e Da Chic Alambary, filha de Kalgery, do criatório de David Fernandez, foi a reservada campeã novilha.
Os filhos de Bar 5 Pioneer conquistaram ainda os campeonato e reservado campeonato de progênie de pai e os prêmios de reservada novilha maior com PWM Dogter e o campeão júnior maior e grande campeão, com PWM Dior, todos do criatório de Paulo Marques.
Um dos filhos de Bar 5 Kalgery, Don Juan da Pyramidis, foi o campeão júnior menor e campeão novilho precoce e tipo frigorífico. E a matriz Champanhe da Pyramidis, outra filha de Kalgery foi a reservada campeã vaca jovem. Animais do VWK Agropecuária, de Novo Hamburgo-RS.
Dominica da Agro, filha de Bar 5 Paymaster, do criador Fábio Leme, foi a reservada campeã vaca precoce. Cruella da Alambary, filha de Bar 5 Hero, do criatório de David Fernandez, foi a reservada campeã vaca adulta e reservada campeã melhor úbere entre as vacas adultas que competiram na Exposição Nacional 2005. E no campeonato progênie de mãe, Charles Bronson Alambary, filho de Bar 5 Haped, compôs o conjunto vencedor.
Greg Nolan, que esteve no Brasil para assistir os julgamento disse que o gado apresentado na Exposição Nacional da Raça Simental foi da mais alta qualidade e possivelmente a mostra mais forte de gado simental tipo carne no mundo. “Eu visito exposições de simental em muitos países e a profunda qualidade vista em todas as categorias, incluindo genética simental tipo carne do Brasil, Argentina, Alemanha, França, Suíça, África do Sul, Estados Unidos e Canadá. Mais de 400 animais puros participaram da Exposição deste que talvez seja o maior banco genético de simental tipo carne do mundo. Eu pessoalmente não posso dizer que conheço uma mostra mais forte de simental.O julgamento foi excelente e bem recebido por todos por causa da consistência apresentada pelos 3 juízes. Eu estou muito impressionado com a Exposição nacional de Simental do Brasil e congratulo todos os criadores de simental do Brasil pelo incrível desenvolvimento do simental, não somente do gado puro, mas também na utilização dos cruzamento industrial para melhoria na produção eficiente de carne, deste que é o maior exportador de carne do mundo. Num futuro próximo é preciso que se realize no Brasil, durante a Feicorte, o Congresso Mundial da Raça Simental”, encerra Greg.
Fonte: Assessoria de imprensa da Bar 5