Estratégias para enfrentar a estacionalidade de produção das plantas forrageiras sem conservar forragens
26 de novembro de 2002
RS retoma status de zona livre com vacinação
28 de novembro de 2002

Barra do Prata Agropecuária reúne 200 pessoas em seu dia de campo

No dia 22 de novembro, a Barra do Prata Agropecuária (Pontes e Lacerda/MT) promoveu, juntamente com seus colaboradores, o seu Dia de Campo. O encontro na cidade mato-grossense teve a presença ilustre de Danie Bosman, um dos maiores conhecedores de raças adaptadas em todo o mundo. Pesquisador, participou da criação e melhoramento da raça Bonsmara na África do Sul e está acompanhando a introdução desta no Brasil. Bosman desenvolveu ainda a análise funcional dos animais, método que muito tem facilitado o progresso do desempenho animal da Barra do Prata. Esteve presente também um dos proprietários do Núcleo de Zootecnia (Ribeirão Preto/SP) e coordenador do trabalho de campo do Programa Qualitas, Leonardo Souza, que realiza o trabalho de melhoramento genético do plantel da fazenda.

“O Bonsmara é uma raça adaptada, originária da África do Sul, dócil, de fácil manejo, boa conversão alimentar, excelente precocidade sexual e habilidade materna, bom rendimento de carcaça e porte médio, além de excelente qualidade de carne. Com todas estas características e contando com o sólido apoio técnico do Programa Qualitas, a Barra do Prata está se desenvolvendo a cada dia”, ressaltou Danie Bosman.

A Barra do Prata Agropecuária possui 3.200 ha de pastagem em produção, com 4.900 cabeças da raça Nelore. Com 26 anos de existência, a Barra do Prata passou por inúmeras experiências na área da pecuária; nem todas tiveram o sucesso esperado, mas muitas vezes serviram de base para outras muito bem sucedidas. A evolução da raça nelore, por exemplo, após o início dos programas de melhoramento com o uso de reprodutores nelore “cara limpa” tem sido extraordinária. “O progresso que os programas de melhoramento têm alcançado despertaram um grande interesse nacional por estes animais melhoradores, os reprodutores com CEIP”, avaliou Paulo de Almeida Cardia, proprietário da Barra do Prata.

Segundo Paulo Cardia, o Programa Qualitas tem sido o grande orientador no melhoramento genético do rebanho, visando sempre aumentar a precocidade, habilidade materna, fertilidade, ganho de peso e conformação dos animais. “A Barra do Prata trabalha com alguns dos idealizadores do Qualitas há muitos anos. Sabemos com quem estamos trabalhando e fazemos questão de mostrar os resultados”, revela.

Para o pecuarista, os cuidados com a qualidade e com o manejo das pastagens estão em primeiro lugar na pecuária extensiva. “É a base de toda atividade: dividir e rotacionar, é uma das boas opções, pois aumenta o suporte, diminui os custos com limpeza dos pastos, prolonga a rebrota no início da seca, maior produção de carne/ha/ano. O investimento não é grande e o retorno é certo”, explica.

A propriedade realiza também o cruzamento industrial com a raça Bonsmara. “Em 1993, realizamos um dia de campo em Jataí/GO, mostrando as vantagens do cruzamento; de lá para cá nunca mais paramos”. Segundo Cardia, a heterose no cruzamento maximiza os ganhos do animal em relação as raças utilizadas.

Maiores informações através do formulário abaixo.

Fonte: ContatoCom, (por Gualberto Vita)

Os comentários estão encerrados.