A demanda por carne bovina australiana aumentou muito desde que o Governo japonês proibiu as importações de carne bovina dos Estados Unidos em 24 de dezembro de 2003. A barreira seguiu a suspensão das importações de carne bovina do Canadá em maio de 2003, fazendo com que o Japão precisasse importar carne bovina da Austrália e da Nova Zelândia.
Segundo o Meat and Livestock Austrália (MLA), no ano passado, até novembro, o Japão consumiu 849.954 toneladas de carne bovina importada e doméstica, incluindo 315.688 toneladas de carne Wagyu (oriunda de bovinos nativos do Japão), carne bovina oriunda de bovinos leiteiros e carne bovina resultada de cruzamentos entre Wagyu e gado leiteiro. Durante este período, o Japão importou 261.619 toneladas de carne bovina da Austrália, 246.362 toneladas dos Estados Unidos e 23.714 toneladas da Nova Zelândia, Canadá e outros países.
Agora, o MLA disse que a barreira levou a uma demanda sem precedentes para a carne bovina australiana, com os preços atacadistas no Japão para cortes resfriados australianos de animais criados a pasto aumentando 48% comparado com os preços atacadistas do final de dezembro. Similarmente, os preços dos cortes resfriados australianos de animais alimentados com grãos aumentaram 50%. Aumentos assim não eram registrados desde a liberação do mercado em 1991, disse o MLA.
Os exportadores australianos estão se esforçando para satisfazer esta maior demanda do Japão e a indústria australiana tem indicado que o produto disponível para o mercado japonês pode aumentar significativamente. No entanto, estabelecimentos de engorda e os processadores estão cautelosos com relação a assumir posições de longo prazo com o Japão, temendo que a situação do mercado mude rapidamente. Os analistas no Japão disseram que as importações totais de carne bovina em fevereiro poderão cair quase 40%, para 28 mil toneladas, comparado com fevereiro de 2002, uma vez que a barreira às importações de carne bovina dos EUA deverá continuar.
O Ministério da Agricultura do Japão disse que espera que as importações caiam em pelo menos 20% para 36 mil toneladas e os dados poderão até a chegar a uma queda de 40%.
O MLA disse que, de acordo com a Corporação de Indústrias, Animais Domésticos e Agricultura (Agriculture Livestock and Industries Corporation – ALIC), o Japão tinha aproximadamente 77 mil toneladas em estoque de carne bovina no final de dezembro, equivalente a aproximadamente um mês de consumo. Deste volume, estima-se que nove mil toneladas são de carne bovina doméstica, 33 mil toneladas de carne bovina dos EUA, 31 mil toneladas de carne bovina australiana e 4 mil toneladas de carne bovina de outros países.
Com vários grandes processadores de carnes australianos somente reabrindo a partir do meio de janeiro, fica difícil fazer previsões com relação às importações. Entretanto, as estimativas iniciais da ALIC sobre as importações de carne bovina indicam que as importações japonesas poderão ficar entre 18 mil e 26 mil toneladas vindas da Austrália.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint