Abiec: Rússia suspende embargo ao MT
9 de agosto de 2006
MP garantirá capital de giro a produtores
11 de agosto de 2006

Bateria Araucária tem marcador molecular

"A Araucária é a primeira empresa a colocar seus touros para este tipo de avaliação. Para breve teremos resultados de todo este processo, o que irá facilitar ainda mais a escolha do criador do melhor touro para o seu plantel, escolhendo aquele animal que melhor se aplica às suas necessidades", comenta o gerente da Araucária, Fernando Barreiro.

Uma parceria inédita entre a Araucária Genética Bovina, de Londrina/PR, e a Indicus Biotecnologia, de Campo Grande/MS, está favorecendo aos touros zebu da bateria da Araucária para que recebam análise de genotipagem. Atualmente os sêmens estão sendo avaliados para identificação de gens funcionais (marcadores moleculares) como habilidade materna, qualidade da carne, ganho de peso (área de olho de lombo) e precocidade sexual, possibilitando uma verdadeira revolução no processamento da herança genética.

“A Araucária é a primeira empresa a colocar seus touros para este tipo de avaliação. Para breve teremos resultados de todo este processo, o que irá facilitar ainda mais a escolha do criador do melhor touro para o seu plantel, escolhendo aquele animal que melhor se aplica às suas necessidades”, comenta o gerente da Araucária, Fernando Barreiro.

De acordo com a Indicus, o estudo do genótipo bovino determinante das características dos animais possibilita selecionar reprodutores campeões, rebanhos economicamente mais rentáveis, aumentando a competitividade em relação à pecuária de elite mundial. O trabalho de identificação de gens funcionais é um trabalho pioneiro, sério e inovador no Brasil.

A Indicus Biotecnologia é uma empresa associada à Genoa Diagnósticos e Oncocell Biotecnologia. A Araucária Genética Bovina é uma empresa com sede em Londrina e com mais de uma década de história na genética bovina, distribuindo sêmen de touros selecionados de diversas raças e premiados internacionalmente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Araucária

Os comentários estão encerrados.