Filhas de touros da bateria da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, destacaram-se no Campeonato Matriz Modelo da raça Nelore na ExpoZebu 2007, realizada em Uberaba (MG). Das campeãs, sete são filhas de touros da premiada bateria da Lagoa, sendo sete de Enlevo, duas de Fajardo e uma de Legat. Participaram da competição, realizada pela primeira vez durante a feira, 71 vacas das raças Sindi, Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Indubrasil, Tabapuã, Gir e Gir Leiteiro.
Filhas de touros da bateria da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, destacaram-se no Campeonato Matriz Modelo da raça Nelore na ExpoZebu 2007, realizada em Uberaba (MG). Participaram da competição, realizada pela primeira vez durante a feira, 71 vacas das raças Sindi, Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Indubrasil, Tabapuã, Gir e Gir Leiteiro, todas com idade entre cinco e doze anos.
Das 33 fêmeas da raça Nelore aptas a disputar o campeonato, 10 foram escolhidas como campeãs, devido ao alto nível das participantes. Das 10 campeãs, sete são filhas de touros da premiada bateria da Lagoa, sendo sete de Enlevo, duas de Fajardo e uma de Legat.
As filhas de Enlevo escolhidas foram Iguana TE da Silver, de Farid Thomas Filho; Oasse da CB TE, de Cícero Antonio de Souza; Lux Finlândia, da Ageo Agropecuária e Ravanna TE QC Aratau, de Pedro Augusto Ribeiro Novis. Já as filhas de Fajardo foram Vala B. Correia, de Benedito Mutran Filho e Jeitosa JS da BJ TE, de Rodrigo Prantera Mutran. A filha de Legat premiada foi Locutora 33 de ALC, de Luiz Roberto Correa Reche.
O objetivo do campeonato foi premiar as fêmeas que possuem, simultaneamente, perfeito enquadramento racial, longevidade produtiva e funcionalidade, refletida em suas proporções, equilíbrio de formas, harmonia de conjunto e regularidade de aprumos.
“Esse julgamento da matriz modelo é um sonho realizado. Para ganhar o prêmio, a vaca tem que ter todas as características inseridas no que é considerado ideal. Tenho certeza que, daqui para frente, estas prenhezes serão ainda mais valorizadas, pois estão entre as dez melhores do Brasil”, afirma o presidente da ABCZ, Orestes Prata Tibery Junior.
José Eduardo Siqueira, proprietário de Enlevo, ficou satisfeito com o resultado alcançado pelo reprodutor no campeonato. “As vacas são oriundas dos mais diferentes rebanhos de todo o Brasil, padrão de altíssimo nível, e, para nós, é uma satisfação saber que o Enlevo vem contribuindo para a melhoria do rebanho nacional”, ressalta.
Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa, destaca que as vacas escolhidas fizeram e fazem a história da raça Nelore e que a bateria da Lagoa conta com grandes genearcas. “Além do Enlevo, Fajardo e Legat, tivemos também filhas do Panagpur e Ranchi participando do campeonato. É uma grande alegria para a Lagoa e para os criadores, saber que 70% das 10 melhores vacas do Brasil são filhas dos touros da Central, já que a Lagoa é a casa do zebu provado em pista e em prova”, finaliza.