Fiscais suspendem greve; Mapa cancela edital
25 de novembro de 2005
EUA abrem mercado para carnes do Chile
29 de novembro de 2005

Beckhauser: tecnologias a serviço do homem do campo

Há mais de oito anos a Beckhauser, empresa paranaense que fabrica equipamentos de contenção animal, lançou no mercado um tronco de aço-carbono. A escassez e o alto preço da madeira fizeram com que a empresa fosse em busca de novas matérias-primas que viabilizassem economicamente a construção de um equipamento resistente o suficiente para agüentar o gado nacional.

O diretor administrativo da empresa, José Carlos Beckheuser, explica que tronco metálico é mais higiênico, por ser mais fácil de limpar. Para o veterinário Renato dos Santos, há outras vantagens no tronco metálico, como substituição de peças e atualização do produto.

O novo material possibilitou a criação de alternativas para contenção. O resultado final é o Tronco-Trapézio, que permite acesso total ao animal, sem comprometer a segurança dele e nem do tratador.

Hoje outros troncos da Beckhauser têm peças em aço-carbono. Para evitar corrosão e desgaste, todas as peças passam por um tratamento químico e recebem pintura eletrostática.

São nove banhos químicos para limpeza e pré-tratamento com fosfato de zinco. A pintura é feita com tinta em pó e pistola de alta tensão e encobre completamente as peças por processo magnético. Na estufa (180 a 200oC) as partículas se fundem e depois endurecem, formando uma película na superfície do metal.

Peças tratadas nesse processo ficam protegidas contra agressões químicas, como urina e produtos veterinários, e físicas, como coices e batidas de cascos e chifres; suportam até 500 horas em teste salt spray – com um corte em X, expostas em uma câmara úmida com solução de 5% de sal de cozinha.

Fonte: Beckhauser

Os comentários estão encerrados.