Nos meses de dezembro e janeiro o BeefPoint realizou uma pesquisa junto a seus leitores sobre os hábitos e atitudes em relação à castração de bovinos de corte. A pesquisa contou com o apoio da Bayer, fundamental para o sucesso dessa iniciativa.
A pesquisa foi enviada aos pecuaristas cadastrados no BeefPoint, que na época totalizavam mais de 5.500 de todos os estados brasileiros. Um email convite foi enviado a esses pecuaristas, contendo um link para a pesquisa. Todos os outros usuários do site, técnicos, frigoríficos, estudantes, varejistas, indústrias de insumo, etc, ficaram de fora da amostra exposta à pesquisa. Em dezembro o BeefPoint contava com cerca de 34 mil cadastrados. Hoje já são mais de 38 mil.
Desses mais de 5.500 pecuaristas, cerca de 770 responderam a pesquisa, um índice de 14%, excelente para pesquisas nesse formato, que na média obtém um índice de retorno por volta da 5%. O questionário era preenchido pelo próprio pecuarista, ao acessar a página da pesquisa, dentro do site BeefPoint.
O perfil do pecuarista identificado nesta pesquisa é o de um homem, proprietário de fazendas de gado de corte com idade média de 40 anos, com um bom nível de instrução (a maioria possui superior completo e cerca de 20% concluíram uma pós-graduação). Cerca de 40% possuem apenas uma propriedade rural.
Em relação à castração três quartos dos produtores castram os bovinos machos de suas propriedades. Os principais motivos para castrar são: facilitar o manejo dos animais, questões relacionadas ao mercado e demanda por animais castrados.
Entre os pecuaristas que castram seus machos a maioria castra todos ou quase todos os animais. Cerca de 10% dos entrevistados admitiram que seus animais são castrados exclusivamente por veterinários. Para a grande maioria a castração e feita pelos capatazes e peões com o uso de canivetes e menos frequentemente com burdizzo.
Ao final da pesquisa foi sorteada uma câmera digital Sony, modelo P43, com resolução de 4.1 megapixels, entre os produtores que completarem a pesquisa. O ganhador da câmera foi o pecuarista Marcos P. Gonçalves, residente em São Carlos/SP, com propriedade em Ribeirão Branco onde realiza recria de bovinos de corte.
A equipe BeefPoint agradece a todos os participantes da pesquisa.
Fonte: Equipe BeefPoint