Lamento profundamente não ter conhecido antes o site do BeefPoint, porquanto, nele o debate é livre e democrático. Aqui todos nós de todos os rincões do país, não importando cargo, função ou formação cultural temos espaço para emitir opiniões, sejam elas certas ou erradas, agradáveis ou desagradáveis, em bom português ou não. Quando o leitor acessa o BeefPoint já sabe o que vai encontrar: - opiniões e notícias limpas sem ranços ideológicos ou opinião (a verdadeira notícia). Quero confessar publicamente a minha satisfação e felicidade de poder compartilhar e debater minhas opiniões, idéias e angústias com os milhares de brasileiros que acessam o site.
Lamento profundamente não ter conhecido antes o site do BeefPoint, porquanto, nele o debate é livre e democrático.
Infelizmente as autoridades, que pretensamente cuidam do nosso país, fingem não ler sites deste nível ignorando a nossa opinião e olha que o atual governo intitula o seu partido de “partido do povo”, sem perceber que é ao contrário, o povo integra todos os partidos, a não ser que encarem os que não “professam” a mesma fé do PT como “endemoniados”. Pobres de nós.
O Governo alega que em suas decisões ouve o povo. É a mais deslavada mentira que já ouvi (por favor senhor redator não corte esta afirmativa, estou chamando o Governo de mentiroso e assumo a total responsabilidade da assertiva). O produtor rural jamais foi ouvido, se o fosse, o senhor Presidente e Ministros, iriam ouvir “poucas e boas” verdades sobre a sua má gestão da área rural do Brasil.
Mas, voltemos ao BeefPoint, aqui todos nós de todos os rincões do país, não importando cargo, função ou formação cultural temos espaço para emitir opiniões, sejam elas certas ou erradas, agradáveis ou desagradáveis, em bom português ou não (felizmente os administradores não exigem o “português castiço”, se isso fosse feito a maioria de nós não se atreveria a escrever) as críticas à redação se restringem a alguns poucos, que por falta de argumentos para contestação, partem para a crítica do português usado.
A maioria dos grandes veículos de comunicação, com honrosas exceções, acham que expressam e são portadores da opinião pública, alguns deles vergonhosamente “chapas brancas”, sem nunca ter ouvido um leitor ou telespectador e quando o fazem divulgam apenas as opiniões favoráveis.
Existem dois Brasis (pelo menos) o dos noticiários “chapas brancas” ou novelas e o Brasil real, onde o povo, não importa a área, luta de sol a sol para garantir o seu parco sustento.
O povo brasileiro é admirável e sempre foi “à prova” de governos e governantes, eles passam e nós continuamos na nossa luta para enfrentar os próximos. O que precisa ser dito é que poucos governantes ou políticos, novamente com honrosas exceções (existiram e existem alguns brilhantes), fizeram alguma coisa pelo país. Todo o progresso e desenvolvimento do Brasil deve ser creditado ao sacrifício e trabalho incessante do povo brasileiro, que sai governo e entra governo, o país continua a crescer às nossas custas.
A opinião pública rural pode ser encontrada em sites como o BeefPoint que ensejam o debate dessa área e até de outras que não possuem conexão, aparente, com ela.
A maioria que escreve em sites como este não tem qualquer chance na mídia nacional, entretanto, tem a sua opinião, a mor parte das vezes de uma validade impressionante, chegando mesmo a ser didática. Aqui os que querem aprender perguntam e os que sabem ensinam, tudo sem diminuir ninguém e todos ganham.
Tenho testemunhado colegas da grande imprensa , TVs, jornais , rádios e internet, adotarem a postura de “donos da verdade” e o pior é que, em razão da “moral” do cargo ou do veículo de comunicação, o povo acredita, isso sem falar da propaganda subliminar entranhada nas novelas. Os comentaristas econômicos se acham os porta vozes da verdade e via de regra só entendem de economia, lhes faltando o conhecimento das realidades regionais (em termos disso é preciso ter a humildade de reconhecer que em matéria de realidade regional o nosso país possui diversas) e setoriais.
Quando o leitor acessa o BeefPoint já sabe o que vai encontrar: – opiniões e notícias limpas sem ranços ideológicos ou opinião (a verdadeira notícia) e nós, que escrevemos, todas as vezes que perdemos a “noção de proporção” ou ultrapassamos o limite do nosso conhecimento, os leitores se encarregam de nos “puxar as orelhas”.
Quero confessar publicamente a minha satisfação e felicidade de poder compartilhar e debater minhas opiniões, idéias e angústias com os milhares de brasileiros que acessam o site.
Agradeço ao BeefPoint e aos seus frequentadores.
0 Comments
Ótimo artigo, Gil.
Comungo da mesma tese.
A grande imprensa não tem como manter jornalistas especializados no agronegócio do boi (a rara exceção, que eu me lembre, é o Gitânio na FSP). A imprensa especializada vive seu eterno dilema, não podendo, sob pena de morrer à míngua, apertar muito os poderosos do momento, sejam eles da esfera política ou da econômica.
O BeefPoint vem trabalhando modelos de financiamento que lhe permitem esta rara independência. Vamos torcer para que sejam sempre bem sucedidos. Com isso poderão partir para uma atualização diária da seção de cartas, a meu ver a parte mais dinâmica do site. O forum também anda bastante esquecido, mereceria melhor sorte.
Comentário BeefPoint:
dia Humberto,
Obrigado pelo comentário e pela constante participação no BeefPoint que sempre engrandece as discussões e o conteúdo do nosso portal.
Entendemos que a seção de cartas traz grande dinamismo ao debate e os comentários dos leitores do BeefPoint – expondo suas opiniões e reportando a realidade de suas atividades e regiões -, melhora muito as informações divulgadas e ajuda de forma ímpar na análise e entendimento do setor. Felizmente o volume de cartas que recebemos é bastante grande e devido à política de publicação do site, essas cartas precisam ser avaliadas e revisadas antes de serem publicadas, o que demanda um certo tempo e impede que sejam imediatamente publicadas após o envio. Mas estamos trabalhando para atualizá-las o mais rápido possível.
Forte abraço,
André Camargo