O objetivo da empresa é ampliar sua estrutura de experimentação para o desenvolvimento de produtos voltados à nutrição pecuária. O primeiro projeto já está em andamento: estabelecer coeficientes técnicos e econômicos para diferentes sistemas de produção animal em pastagens na região do Cerrado
A Bellman Nutrição Animal, uma das maiores empresas de suplementação pecuária do país, acaba de firmar parceria com a Embrapa Cerrados, situada em Planaltina, no Distrito Federal. A novidade faz parte da estratégia da empresa para intensificar o uso da tecnologia de modo sustentável na formulação e produção de suplementos adequados às condições brasileiras de solo e pastagem, especialmente as encontradas no Cerrado, onde se concentra a maior parte do rebanho de bovinos de corte.
O primeiro trabalho em conjunto foca o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte na região do Cerrado. Na fase de cria, são avaliados coeficientes técnicos e econômicos considerando diferentes estratégias de renovação de pastagens degradadas, incluindo a integração lavoura-pecuária. Além disso, são analisadas estratégias de suplementação alimentar para os animais em pastejo, visando a maior eficiência reprodutiva do rebanho. Na fase de recria-engorda, os coeficientes técnicos e econômicos são ponderados considerando a renovação indireta de pastagens degradadas, utilizando-se pastos anuais (milheto ou sorgo pastejo) consorciados com “Brachiaria brizantha cv. Marandu”. Na fase de manutenção, serão avaliadas estratégias de adubação de pastagens, suplementação para os animais em pastejo e genética animal.
A suplementação estratégica nos diferentes sistemas – mineral, protéica ou energética – aumenta o potencial para gerar ganhos tanto na fase de cria como na de recria-engorda. Os resultados da pesquisa ampliarão a base de conhecimentos relativa aos efeitos do incremento na produtividade animal na fase de pastagem da integração lavoura-pecuária, sobre o aumento da produtividade das lavouras de grãos subseqüentes. Os produtos da Bellman a serem utilizados são: BellMais Fertilidade, BellNutri, BellBoi Uréia, BellCria Uréia, Lambisk S e BellPeso SV.
A Embrapa Cerrados é referência nacional e internacional em pesquisas agropecuárias em áreas de Cerrado. Promoveu recentemente um curso para agentes multiplicadores dentro do Programa de Transferência de Tecnologia para a Integração Lavoura-Pecuária (Protilp), da Embrapa, que conta com apoio financeiro do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Fundo Nacional do Agronegócio e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Por volta de 170 pessoas participaram do evento, que teve parceria da Bellman e coordenação do pesquisador Geraldo Bueno Martha Jr. “A parceria com a Bellman é extremamente válida, pois agrega conhecimento teórico e experiência prática na área de nutrição animal, encurtando caminhos para o desenvolvimento de soluções com grande potencial de retorno econômico no campo”, afirma o pesquisador.
Em 2007, a Bellman pretende investir 3% de seu faturamento anual em pesquisa, desenvolvimento de produtos e atendimento técnico de seus clientes.
Fonte: Assessoria de imprensa da Bellman Nutrição Animal.